Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Sedentarismo resultará em 23,3 milhões de mortes no mundo em 2030

Uma estatística divulgada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que o sedentarismo, em 2030, será a causa de 23,3 milhões de óbitos. O número é 6 milhões superior ao de 2008, quando a falta de exercícios foi responsável pela morte de 17,3 milhões de pessoas no mundo que desenvolveram doenças cardíacas.
 
Segundo a OMS, é recomendável a execução de 30 minutos de atividade física em cinco ou mais dias por semana. Entretanto, a prática é regular apenas entre 33,5% dos brasileiros, segundo dados de 2012, da Pesquisa Vigitel, do Ministério da Saúde.
 
"O remédio não é tudo, os hábitos de vida devem ser mudados, uma boa alimentação aliada a exercícios físicos inibe diversas doenças do coração", destacou o cardiologista do Hospital Regional de Planaltina, Agostinho Caixeta.
 
O exercício físico ajuda a reduzir os níveis de colesterol e triglicérides, diminui a inflamação das artérias, auxilia na perda de peso e a manter os vasos sanguíneos abertos e flexíveis.
 
Em comparação aos indivíduos sedentários, aqueles que se exercitam regularmente têm maior probabilidade de manter a normalidade do fluxo sanguíneo e da pressão arterial, além de apresentam um risco 45% menor de desenvolver aterosclerose coronariana (processo de endurecimento e obstrução da artéria coronariana).
 
Como toda musculatura, o coração se fortalece com a prática de atividade física, porque consegue bombear mais sangue para o organismo a cada batimento, alcançando um nível alto de desempenho mais fácil.
 
"O antagonismo, o negativismo, o desequilibro emocional causa as patologias, e o exercício físico ajuda o ser humano a lidar com o estresse e proporciona uma sensação de bem estar, o que faz bem para o bom funcionamento do coração", explicou o cardiologista.
 
Atendimento
A Secretaria de Saúde do DF foi pioneira na implantação de Práticas Integrativas da Saúde, que também auxiliam na redução dos riscos de doenças do coração, sendo Planaltina a primeira região administrativa a adotar a prática de automassagem.
 
Atualmente, a rede conta com cursos realizados em 65 unidades de saúde, que possuem 140 profissionais capacitados para realizar aulas gratuitas. Entre as modalidades, são oferecidas a prática de Tai chi chuam, automassagem, Lian Gong e exercícios de relaxamento.
 
A dona de casa, Petrolina Souza, 60 anos, começou a prática esse ano em Planaltina e afirma sentir melhoras. "Eu sofria muito com dores no corpo e esses exercícios me ajudaram", contou.
 
Outro paciente é o aposentado Adolfino Moreira, de 74 anos. "Gosto muito de participar da automassagem, aqui eu fico muito feliz e falo todos os dias para o meu coração que quero viver mais", disse.
 
SEPLAN

Nenhum comentário:

Postar um comentário