Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Carreta da Saúde oferece exames de diagnóstico à Hanseníase

Foto: Ronivon Barros/Ascom
Em parceria com o Ministério da Saúde (MS), a Prefeitura Municipal de Cáceres, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, traz para Cáceres a Carreta da Saúde – Ponto Final na Hanseníase. A ação é uma iniciativa do MS, em parceria com a Novartis, vem inovando na busca de casos de Hanseníase. A carreta estará no município, na Sematur, até o próximo dia 15 de novembro oferecendo exames de coletividade e diagnóstico em Hanseníase.

De acordo com a secretária de Saúde, Carla Pina, o município fez a adesão à carreta há 40 dias e a contrapartida do mesmo é oferecer os profissionais para o atendimento (médico, enfermeiro e técnico em laboratório). “Uma vez que o Ministério da Saúde fornece a estrutura da carreta e a Novartis a medicação caso o paciente seja diagnosticado com Hanseníase ele já sai com a primeira dose da medicação. Trata-se de uma rotina que já é estabelecida pelo Ministério em parceria com a Novartis há muitos anos. Nesta ação estão envolvidos os profissionais das Equipes de Saúde da Família, bem como toda a Equipe do Ambulatório de Dermatologia do município”, comentou.

De acordo com o prefeito Francis Maris, a ação garante mais qualidade de vida à população. “Estamos trabalhando cada vez mais na busca de parcerias para garantir um atendimento de qualidade ao cidadão. Hoje já estamos contando com sete médicos pelo Programa Mais Médicos do Governo Federal, e queremos ampliar ainda mais o atendimento médico no município, considerando que somos um polo e atendemos a várias outras cidades da região”, disse.

A Carreta da Saúde está à disposição para atendimento de toda a população que queiram tirar dúvidas em relação à doença, além de realizarem o exame de pele com os profissionais que estarão à disposição. “Iniciar o tratamento precocemente evita vários problemas futuros, além de que interrompemos a cadeia de transmissão da doença. Agradecemos a todos que se empenharam para a realização de mais esta ação da Secretaria Municipal de Saúde ”, concluiu Carla Pina.
 
Jornal Oeste -MT


Nenhum comentário:

Postar um comentário