Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 25 de março de 2013

Teste identifica substâncias que causam mal à saúde humana em carnes processadas

Metodologia vem sendo desenvolvida pela Funed desde 2010.
Foto: Rodrigo Cardoso/Funed
Metodologia vem sendo desenvolvida pela Funed desde 2010
Ao verificar se há carne de cavalo, boi, cachorro e porco no produto, método pode ampliar controle da vigilância sanitária no país
 
Pesquisadores da Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte (MG), desenvolveram uma metodologia que permite identificar os tipos de carne presentes em alimentos processados. O método também ajuda a identificar substâncias usadas na criação dos animais, como rações e alimentos que, possivelmente, causarão mal à saúde humana.
 
De acordo com o biólogo e pesquisador da fundação, Luiz Guilherme Dias Heneine, ao analisar e verificar se há carne de cavalo, boi, cachorro e porco nos produtos, o teste pode contribuir, por exemplo, para o controle da vigilância sanitária no país.
 
A metodologia que vem sendo desenvolvida na Funed desde 2010 é baseada na identificação da proteína do animal nos produtos a partir do método ELISA e os resultados das análises realizadas já demonstram sua efetividade.
 
O teste foi aplicado na análise de 30 amostras de hambúrguer (carne processada). O pesquisador informou que, após analisar o produto, e certificar de que nele continha, por exemplo, apenas carne bovina, a equipe adicionou a essa mesma amostra outro tipo de carne animal e refez os testes. " Os resultados confirmaram a sensibilidade da metodologia que detectou a presença de mais de um tipo de proteína em 100% das amostras testadas."

Diferencial
O pesquisador Luiz Guilherme conta que, depois das atuais ocorrências, a nível mundial, de contaminação de carne de boi com carne de cavalo em hambúrgueres e lasanhas e da presença de carne de porco em alimentos próprios para mulçumanos, um alerta geral foi disparado para a necessidade de intensificar a vigilância para alimentos in natura ou processados, contendo carne animal. " Neste contexto, o teste de Elisa tem o diferencial de poder ser realizado em instalações simples e com leitura visual sem a necessidade de instrumentos. Consequentemente, a inspeção dos alimentos pode ser feita de forma difusa no território nacional" , explica.
 
Além de mais barato e rápido, o teste com Elisa pode ser realizado com pequenas porções da proteína do animal.

Relevância
A rotulagem de alimentos tem por objetivo assegurar ao consumidor o conhecimento pleno do que está ingerindo. " O que se espera com esses testes é o respeito ao consumidor, uma vez que o Código de Defesa do Consumidor garante a ele o direito de pagar por um produto que está rotulado" , conta o pesquisador. De acordo com ele, a metodologia é uma forma de garantir a segurança alimentar, o respeito às diversidades religiosas e o direito de pagar o preço justo pelo que consome.
 
A pesquisa ainda está em fase de testes e tem previsão de conclusão para 2015. Após produção dos reagentes específicos para detectar determinado tipo de carne, dos testes de efetividade deles, é preciso testar diferentes parâmetros desses reagentes.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário