Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 25 de março de 2013

SUS terá exame rápido para detectar tuberculose

O Brasil registrou 70.047 novos casos de tuberculose em 2012
Resultado do teste, que hoje leva 60 dias, ficará pronto em até 90 minutos
 
O governo vai colocar na rede pública um novo teste para detecção de tuberculose com resultado em até 90 minutos. Até o fim deste ano, o exame poderá ser feito em 30 municípios, que concentram 60% dos casos da doença registrados em todo o país. Para isso, o Ministério da Saúde vai investir R$ 12,6 milhões.
 
A vantagem do teste é a rapidez e a sensibilidade dos resultados. No exame tradicional, o resultado leva 60 dias para confirmar a doença e, segundo o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, a cada dez testes negativos, três são falsos negativos.
 
— Isso era um problema, pois o estado de saúde se agravava e a pessoa seguia transmitindo a doença. O novo teste praticamente zera os falsos negativos — diz.
 
O Brasil registrou 70.047 novos casos de tuberculose em 2012, o que significa uma taxa de incidência de 36,1 a cada 100 mil habitantes. Para ser considerado um país de baixa incidência, é preciso ter taxa inferior a 30 por 100 mil pessoas.
 
A doença atinge principalmente indígenas, moradores de rua, presidiários e pessoas com HIV em grandes cidades. A maioria das vítimas é homem de 25 a 35 anos. É preciso pelo menos seis meses de medicação para a cura. O principal sintoma é a tosse por mais de três semanas.
 
Em 2010, o número de mortes causadas por tuberculose foi de 4.659 no Brasil, ou 2,4 a cada 100 mil habitantes.
 
Fonte Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário