Forma correta é lavar cuidadosamente a área genital com água e sabão e trocar todos os dias a roupa íntima |
O exagerado na higiene íntima pode aumentar o risco de desenvolver infecções. Esse foi o resultado de uma pesquisa da Universidade da Califórnia que explica que o uso de sabonetes e gel para banho podem danificar os tecidos sensíveis da área íntima.
De acordo com o estudo, isso eleva o potencial do surgimento de doenças como a herpes e clamídia, segundo o site do jornal britânico Daily Mail desta sexta-feira (22).
O líder do estudo, Joelle Brown, disse que há "evidências" de que o uso exagerado de produtos higiênicos aumenta o risco de vaginose bacteriana — condição que ocorre quando há uma alteração na concentração de bactérias na flora vaginal.
Pesquisa
A equipe de pesquisadores recrutou 141 mulheres para responder um questionário sobre o uso de produtos para higiene íntima e também para a realização de testes de infecção vaginal.
A análise das respostas mostrou que 66% das mulheres relataram o uso de sabonetes íntimo para a área genital. No entanto, 70% do público feminino afirmou usar lubrificantes sexuais.
Já os resultados dos testes revelaram que mulheres que usam produtos não destinados ao uso interno estão mais propensas a desenvolver infecções bacterianas no local.
Os médicos não recomendam uma higiene exagerada na parte interna da vagina, pois pode alterar o equilíbrio das bactérias — cuja função é produzir ácidos que servem como proteção contra infecções e vírus.
A forma correta é lavar cuidadosamente a área genital com água e sabão e trocar todos os dias a roupa íntima.
Fonte R7
Nenhum comentário:
Postar um comentário