Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Cientistas russos descobrem substâncias antibióticas na pele de sapo marrom

Sapo da espécie Rana temporaria
Foto: Richard Bartz
Sapo da espécie Rana temporaria
Peptídeos podem ser potencialmente úteis para a prevenção de estirpes bacterianas patogênicas e resistentes a medicamentos
 
Cientistas da Moscow State University, na Rússia, identificaram substâncias com potenciais antibióticos na pele do sapo da espécie Rana temporaria, característico da Rússia.
 
O estudo foi publicado no Journal ACS of Proteome Research.
 
O pesquisador Albert T. Lebedev e seus colegas explicam que os anfíbios secretam substâncias antimicrobianas chamadas peptídeos através da pele. Estes compostos agem como uma primeira linha de defesa contra bactérias e outros microorganismos que se desenvolvem em locais úmidos onde as rãs, sapos, salamandras e outros anfíbios vivem.
 
Estudo anterior identificou 21 substâncias com atividade antibiótica e outros potenciais medicinal.
 
A equipe de Lebedev focou em encontrar mais dessas substâncias com potenciais médicos.
 
Eles usaram uma técnica de laboratório sensível para expandir a lista de tais substâncias na pele das rãs, identificando 76 substâncias adicionais desse tipo.
 
Testes de laboratório mostraram que algumas das substâncias têm potencial para combater infecções pela Salmonella e Staphylococcus, assim como alguns medicamentos antibióticos prescritos. "Esses peptídeos podem ser potencialmente úteis para a prevenção de ambas estirpes bacterianas patogênicas e resistentes", concluem os cientistas.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário