Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Conheça os fatores que mais afetam a fertilidade de homens e mulheres

As chances de uma mulher engravidar caem pela metade aos 35 anos
 
Muitos casais sonham com a chegada do primeiro filho. E quando isso demora a acontecer, é comum instalar-se entre os dois quadros de ansiedade, estresse e enorme expectativa que só pioram a situação. Em muitos casos, o problema é psicológico, sem contar que o estresse, a obesidade, alimentação e o fumo podem agir negativamente na hora de engravidar.
 
No entanto, outro fator que pesa muito na hora de ter um bebê é a idade.
 
A fase de maior fertilidade feminina ocorre entre 20 e 24 anos. Com o passar do tempo, as chances de engravidar caem drasticamente e a probabilidade de enfrentar problemas de fertilidade aumenta de forma significativa. Os homens continuam férteis por mais tempo, mas a fertilidade masculina também é afetada pela idade, embora de modo menos radical — explica o ginecologista Joji Ueno, doutor em medicina pela Faculdade Medicina da USP e responsável pelo setor de Histeroscopia Ambulatorial do Hospital Sírio Libanês e Diretor na Clínica Geral.
 
Especialistas afirmam que aos 35 anos a fertilidade feminina diminui pela metade se compara à fase em que estava com 25 anos. E aos 40, essa fertilidade cai para a metade do que era aos 35.
 
Isso mostra que um ano pode fazer muita diferença quando a mulher passa dos 30 e adiar a gravidez por muito tempo pode transformar a maternidade um desejo mais difícil de ser realizado — acrescenta.
 
E isso acontece porque, segundo o médico, à medida que a mulher envelhece alguns fatores ligados à fertilidade sofrem alteração, como:
 
Reserva ovariana: é o número de folículos em bom estado que restam nos ovários. Os folículos existem desde quando a mulher ainda estava sendo gerada no útero materno e, desde o seu nascimento, só vão se deteriorando (e sendo usados). Quanto mais o tempo passa, menos óvulos viáveis a mulher tem. Para aquelas que desenvolvem menopausa precoce, os óvulos acabam muito antes do normal.
 
Ciclo menstrual: ao se aproximar da menopausa, os ciclos menstruais podem ficar irregulares e curtos, dificultando a fertilização.
 
Revestimento do útero: o endométrio pode ficar mais fino, menos apropriado à implantação do embrião.
 
Secreção vaginal: o muco presente na vagina e no colo do útero pode ficar menos líquido e mais hostil aos espermatozoides.
 
Doenças que afetam o sistema reprodutivo: certos problemas podem danificar os órgãos reprodutivos com o passar dos anos, ou podem se agravar se não forem tratados. Entre eles, estão a endometriose, a síndrome dos ovários policísticos e a clamídia.
 
Doenças crônicas: algumas têm impacto negativo na fertilidade e tendem a se agravar com o envelhecimento.
 
Obesidade: o excesso de peso pode afetar a fertilidade e tende a ser mais comum à medida que a mulher envelhece.
 
E a fertilidade masculina também é afetada?
Antigamente, acreditava-se que os homens mantinham-se igualmente férteis ao longo da vida. Porém, pesquisas recentes constataram que a qualidade e a quantidade do esperma declinam lentamente nos homens, que ao envelhecerem também apresentam uma diminuição na produção de testosterona. Com isso, a fertilidade masculina diminui progressivamente após os 50 anos de idade.
 
E o sexo masculino também não fica ileso aos fatores externos, como:
 
Álcool: afeta a capacidade do organismo de absorver zinco, um nutriente vital para obter espermatozoides saudáveis. As pesquisas mostram que o consumo excessivo de álcool reduz a contagem de espermas.
 
Dieta: uma dieta saudável ajuda a manter os espermatozoides saudáveis. E há indícios de que substâncias químicas chamadas fitoestrogênios, encontradas em alimentos como café, soja e cerveja têm sido associadas à baixa contagem de espermatozoides.
 
Exercícios físicos: homens que se exercitam tendem a ser mais saudáveis, o que reflete na qualidade do esperma. Mas a prática esportiva excessiva, especialmente em combinação com o uso de esteroides, anabolizantes e outras drogas ilícitas, pode diminuir a produção de testosterona e a contagem de espermatozoides.
 
Infecções: infecções sexualmente transmissíveis não tratadas podem ser causa de infertilidade masculina.
 
Tabagismo: homens que fumam entre um ou dois maços por dia são mais propensos a apresentar anormalidades no esperma.
 
Obesidade: o sobrepeso e a obesidade têm sido associados, em alguns estudos, com a baixa qualidade do esperma. Os cientistas acreditam que isso acontece porque o estrogênio, geralmente presente em níveis baixos nos homens, pode ser liberado a partir de células de gordura, afetando a fertilidade masculina. Homens obesos também apresentam um aumento da temperatura testicular, o que pode afetar a fertilidade masculina.
 
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário