Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 22 de maio de 2013

Londres lança programa de teste genético para detectar câncer

Com receio de câncer, Angelina Jolie fez cirurgia para retirar os dois seios
Com receio de câncer, Angelina Jolie fez cirurgia para
retirar os dois seios
Projeto chegará a pacientes com câncer e visa a encontrar outras mutações
 
Londres, Reino unido. A Grã-Bretanha lançou um programa de pesquisa, ontem, que poderá permitir que os pacientes com câncer tenham acesso ao tipo de teste genético que levou a estrela de Hollywood Angelina Jolie a decidir se submeter a uma mastectomia dupla. O projeto, que inclui o Instituto de Pesquisa do Câncer (ICR, na sigla em inglês) de Londres, a empresa de sequenciamento genético dos EUA Illumina, geneticistas e oncologistas, tem como objetivo encontrar formas que permitam testar mais genes ligados ao câncer em mais pessoas.
 
Pesquisadores anunciaram o projeto com investimento estimado em US$ 4 milhões, financiado pela instituição de caridade da área médica Wellcome Trust. Ressaltaram, no entanto, que não foi uma resposta às informações divulgadas na semana passada sobre a decisão de Jolie se submeter à retirada das mamas para reduzir o risco de câncer.
 
“O que estamos tentando fazer aqui é desenvolver processos que permitam o uso abrangente e sistemático de informação genética na medicina da área de câncer de modo que sejam capazes de se beneficiar dos tipos de informações e situações que ouviram falar na semana passada (com a história de Jolie)”, afirmou Nazneen Rahman, chefe de genética do ICR e líder do novo projeto. Mutações em alguns genes, conhecidos como genes de predisposição ao câncer, aumentam o risco de câncer.
 
Angelina Jolie obteve teste positivo para uma mutação genética de alto risco, que a deixa cerca de cinco vezes mais propensa ao câncer de mama, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer dos EUA.
 
Fonte O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário