Foto: Holly Ober/UC Davis Gotas de água são repelidas do tecido |
Bioengenheiros da University of California Davis, nos EUA, desenvolveram um tecido impermeável que repele o suor.
O sistema, que funciona como a pele humana, acumulando o excesso de suor em gotas que s e desaparecem, pode ser aplicado no melhoramento de testes médicos de diagnóstico.
O pesquisador Tingrui Pan e seus colegas criaram uma nova plataforma microfluídica têxtil usando tópicos hidrofílicos (que atraem a água) costurados em um tecido altamente repelente de água.
Eles foram capazes de criar padrões de fios que sugam gotas de água a partir de um dos lados do tecido, as empurram ao longo das costuras e as expelem do outro lado.
"Nós intencionalmente não usamos nenhuma técnicas especial de microfabricação, por isso o sistema é compatível com o processo de fabricação de têxteis e muito fácil de ser ampliado", afirma o pesquisador Siyuan Xing.
Os fios não conduzem a água através da ação capilar apenas, as propriedades repelentes de água do tecido circundante também ajudam a guiar a água para os canais.
Ao contrário de tecidos convencionais, o efeito de bombeamento de água continua a funcionar, mesmo quando as fibras condutoras de água são completamente saturadas, devido ao gradiente de pressão gerado pela manutenção da tensão superficial de gotas.
O restante do tecido permanece respirável e completamente seco. Ao ajustar o padrão de fibras condutoras de água e como eles são costurados em cada lado do tecido, os pesquisadores podem controlar onde o suor é recolhido e onde se escoa para o lado de fora.
O sistema pode ser aplicado a roupas de algodão usadas por atletas para que o tecido remova o suor e deixe a pele respirar.
A equipe destaca ainda que a abordagem pode ter aplicações no diagnóstico de doenças já que facilita a separação de microfluidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário