Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 22 de maio de 2013

Equipe cria tecido impermeável capaz de melhorar exames de diagnóstico

Gotas de água são repelidas do tecido
Foto: Holly Ober/UC Davis
Gotas de água são repelidas do tecido
Sistema, que funciona como a pele humana, acumula excesso de suor em gotas que são drenadas e desaparecem
 
Bioengenheiros da University of California Davis, nos EUA, desenvolveram um tecido impermeável que repele o suor.
 
O sistema, que funciona como a pele humana, acumulando o excesso de suor em gotas que s e desaparecem, pode ser aplicado no melhoramento de testes médicos de diagnóstico.
 
 
O pesquisador Tingrui Pan e seus colegas criaram uma nova plataforma microfluídica têxtil usando tópicos hidrofílicos (que atraem a água) costurados em um tecido altamente repelente de água.
 
Eles foram capazes de criar padrões de fios que sugam gotas de água a partir de um dos lados do tecido, as empurram ao longo das costuras e as expelem do outro lado.
 
"Nós intencionalmente não usamos nenhuma técnicas especial de microfabricação, por isso o sistema é compatível com o processo de fabricação de têxteis e muito fácil de ser ampliado", afirma o pesquisador Siyuan Xing.
 
Os fios não conduzem a água através da ação capilar apenas, as propriedades repelentes de água do tecido circundante também ajudam a guiar a água para os canais.
 
Ao contrário de tecidos convencionais, o efeito de bombeamento de água continua a funcionar, mesmo quando as fibras condutoras de água são completamente saturadas, devido ao gradiente de pressão gerado pela manutenção da tensão superficial de gotas.
 
O restante do tecido permanece respirável e completamente seco. Ao ajustar o padrão de fibras condutoras de água e como eles são costurados em cada lado do tecido, os pesquisadores podem controlar onde o suor é recolhido e onde se escoa para o lado de fora.
 
O sistema pode ser aplicado a roupas de algodão usadas por atletas para que o tecido remova o suor e deixe a pele respirar.
 
A equipe destaca ainda que a abordagem pode ter aplicações no diagnóstico de doenças já que facilita a separação de microfluidos.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário