Rio de Janeiro – Em busca de uma consulta para o primeiro semestre de 2013,
centenas de pessoas começaram a formar uma fila ainda na madrugada de ontem (4)
em frente à entrada do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into),
na zona portuária da capital fluminense.
Domingo (3), milhares
de pessoas se aglomeraram no mesmo local na tentativa de conseguir uma senha
para marcar uma consulta para o próximo ano. Muitas delas estavam na fila desde
sexta-feira (30). Devido ao tumulto, a
diretoria do Into decidiu mudar o sistema de agendamento de consultas que,
agora, passa a ser feito apenas pelo telefone (21) 2134-5000.
Para dar conta da grande demanda de ligações, o instituto vai ampliar ainda
esta semana o número de atendentes do serviço telefônico. Atualmente o serviço
conta apenas com seis profissionais, a expectativa é que esse número chegue a
quatorze.
Segundo a assessoria de imprensa do instituto, muitas pessoas que estavam
hoje na fila eram pacientes que conseguiram pegar as últimas senhas distribuídas
ontem e retornaram para marcar a consulta. Havia ainda pessoas que não sabiam da
mudança no sistema de marcação. Ainda segundo o hospital, por volta das 8h da
manhã, todos os pacientes já tinham sido atendidos.
Em nota divulgada ontem, a direção do Into informou que, além das medidas já
tomadas para melhorar o atendimento à população, o Ministério da Saúde vem
articulando com as secretarias Municipal e Estadual de Saúde do Rio de Janeiro a
implementação para aprimorar o sistema de marcação de consultas nos três
institutos federais na capital fluminense: Instituto do Câncer (Inca), Instituto
de Cardiologia Laranjeiras e o Into. A medida prevê que a marcação de consultas
ocorrerá pelos sistemas de regulação de vagas do estado e do município, como já
ocorre no centro de exames Rio Imagem.
Fonte Agência Brasil
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