Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Selantes dentais facilitam a limpeza bucal

Nada dispensa o hábito de escovar os dentes após cada refeição
Resina ajuda na prevenção de cáries, mas não dispensa escovação
 
Resina com a capacidade de prevenir ou inibir a cárie dentária, o selante dental se une com facilidade à estrutura dentária formando uma barreira física entre a superfície do dente e o meio bucal. Ele age como uma película protetora que facilita a limpeza dos restos alimentares e o controle da placa bacteriana, reduzindo o risco de essas superfícies cariarem-se.
 
A indicação de selamentos, incluindo o tipo de material usado, depende do risco de cárie, das características individuais do paciente e da certeza no diagnóstico da cárie oclusal pelo profissional. É mais usado em crianças por conta de seus hábitos alimentares indevidos e pouca habilidade manual para escovação correta. Ainda assim, os selantes não dispensam a escovação. Eles apenas facilitam a limpeza.
 
O desgaste do selante ocorre naturalmente durante a mastigação. Para manter o efeito protetor é fundamental fazer visitas periódicas ao dentista. Só ele saberá determinar quando a reaplicação deverá ser feita. Não há limite do número de vezes que o procedimento pode ser feito. Também não existem efeitos colaterais. Ainda assim, cabe ao especialista identificar a melhor técnica preventiva como parte de um plano de tratamento para cada paciente.
 
Escovação completa
Nada dispensa o hábito de escovar os dentes após cada refeição. Mas, afinal, o que é uma escovação completa? Ela inclui limpeza manual com escova de cerdas macias e homogêneas e técnica adequada.
 
A pasta de dentes também é importante, mas o movimento com a escova é o que realmente faz a diferença, por isso use uma quantidade semelhante a um grão de ervilha. Termine o processo com o uso do fio dental.
 
Fonte Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário