Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Confira dicas de exercícios para gestantes

Obstetra indica atividades e alerta para casos de risco
 
Praticar atividade física ajuda a gestante a controlar o peso, diminuir as dores na coluna, preparar o corpo para o parto, equilibrar a pressão, além de proporcionar bem-estar. Manter a forma durante a gestação faz com que a futura mamãe obtenha força, resistência e tônus muscular, que ajudarão o corpo a carregar o peso extra da gravidez.
 
Segundo o ginecologista e obstetra Domingos Mantelli Borges Filho, a atividade física na gestação diminui desconfortos como fadiga, inchaço e prisão de ventre.
 
Boa alimentação e prática de exercícios físicos são essenciais para uma gestação saudável. Entre os principais benefícios estão o controle de peso, relaxamento, autoestima, sono em dia, além de melhorar a qualidade de vida da mãe e, consequentemente, do bebê — enumera.
 
A gestante que se exercita regularmente diminui o risco do bebê nascer com sobrepeso. O excesso de glicose no sangue da mãe alimenta o bebê, deixando-o acima do peso. A gestante que mantém a prática de exercícios sensibiliza os receptores de insulina que aumentam a utilização de glicose, mantendo os níveis estáveis.
 
No entanto, antes de iniciar qualquer exercício físico, a gestante deve passar por uma avaliação médica para verificar seu condicionamento físico. Após a liberação, ela deve escolher o tipo e a intensidade.
 
Os exercícios devem ser leves e moderados durante todo o período, a proposta é proporcionar à gestante que ela se movimente sem perder o conforto — destaca o médico.
 
Durante as aulas, as grávidas devem usar roupas leves, evitar altas temperaturas e beber muita água para se hidratar. Combinar exercícios aeróbios com alongamento, principalmente atividades que trabalhe o quadril, para preparar o corpo para o parto.
 
Os exercícios devem ser realizados de duas a cinco vezes semanais, de 45 a 60 minutos diários. Antes de iniciar a atividade, é importante realizar um aquecimento. E a futura mamãe tem de se alimentar antes e depois de malhar.
 
Ginástica
Trabalha com o grupamento muscular, além de usar diversos materiais para estimular o bem-estar. Geralmente, é realizada em grupo, promovendo integração e descontração que favorecem a autoestima. As sedentárias devem iniciar a aula com cautela, até entrar no ritmo.
 
Alongamento
Esse tipo de exercício proporciona relaxamento e equilíbrio para os grupamentos musculares sobrecarregados pelas mudanças posturais. Além disso, trabalha a respiração.
 
Caminhada
Essa prática é essencial para gestante que deseja ter um parto tranquilo. Caminhar ajuda na preparação para o parto, melhora a capacidade cardiorrespiratória e auxilia o encaixe do bebê na bacia da mulher.
 
Hidroginástica
Proporciona inúmeros benefícios, principalmente, no último trimestre quando a gestante sofre com inchaços nas pernas. Afinal, a atividade na água ajuda a aliviar esse desconforto. Os exercícios devem variar com o nível de condicionamento físico e o período da gravidez.
 
Natação
A natação trabalha bastante a musculatura. Porém, algumas modalidades têm restrições. O ideal é apostar em uma intensidade leve e moderada, sem muito esforço!
 
Ioga
Garante uma série de benefícios, entre eles: alívio e prevenção de dores nas costas, recuperação mais rápida no pós-parto, redução de ansiedade, favorece a circulação sanguínea diminuindo inchaços e dormências.
 
Pilates
Trabalha os músculos abdominais e do assoalho pélvico, os quais tendem a enfraquecer durante a gestação. Isso ocorre a partir do momento em que se alongam para acomodar o crescimento do bebê. Já os músculos do assoalho pélvico sofrem uma pressão e se movimentam mais para baixo da bacia. Se ambos ficarem fracos, a gestante pode sentir fortes dores nas costas ou escapes de urina. O exercício ajuda a aliviar pressão sobre as costas e a bacia e é ótimo para auxiliar o bebê a se movimentar na direção certa para o momento do parto.
 
Depois do parto
Após o parto, as mamães devem manter os exercícios físicos para auxiliar na recuperação do corpo. Se o parto for normal, em um mês a rotina de atividade física está liberada. E se for cesárea, a recuperação é mais lenta e exige de cuidados.
 
O que pode ser perigoso
O obstetra irá indicar se a gestante está liberada para a prática esportiva e lhe dar todas as orientações.
 
Em alguns casos, praticar exercícios físicos pode ser perigoso, por exemplo:
— Ameaça de aborto espontâneo
 
— Placenta baixa
 
— Doença pré-existente
 
— Pressão alta
 
— Gestação de gêmeos
 
— Sangramento forte
 
— Problemas na coluna lombar ou nas articulações do quadril.
 
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário