Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Portugal: Médica do INEM vai ser julgada

 
Uma médica e dois operadores do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) são acusados pelo Ministério Público (MP) de homicídio negligente com culpa grosseira, por omissão de assistência médica devida à vítima, o maestro Fernando Correia Martins.
 
O ministro da Saúde, Paulo Macedo, tem conhecimento do processo, o qual "está a seguir o seu rumo". O governante acrescentou que "existem vários casos semelhantes que acontecem na Saúde e que estão a ser analisados".
 
Para o MP, ficou provado que a morte do maestro, em 2009, se deveu a "falta de auxílio médico adequado", após a mulher, Olívia, ter feito várias chamadas de socorro para o 112.
 
Segundo a acusação, os operadores do INEM deram a indicação (com o conhecimento da médica) à mulher da vítima para chamar os bombeiros para transportar o doente, que estava com fortes dores no peito e com vómitos. Só perante o agravamento do estado da vítima é que o INEM acedeu fazer o transporte para o Hospital de São José, onde Fernando, com 72 anos, acabou por morrer, hora e meia após o início dos pedidos de socorro. A pena máxima em que os arguidos incorrem é de cinco anos. O INEM "não comenta" decisões judiciais.
 
Fonte Correio da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário