Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 14 de agosto de 2012

Saiba como driblar o clima seco e cuidar da saúde

Clima favorece aumento de asma, bronquite, rinite e de várias doenças

O clima seco, comum durante o inverno, pode afetar as vias aéreas e desencadear problemas respiratórios como asma, bronquite e rinite.

Neste período, as principais doenças que afetam as pessoas são viroses, gripes e alergias.

Tecnicamente falando, a falta de chuvas reduz a umidade do ar, aumentando os níveis de dióxido de enxofre e outras partículas, que demoram a se dispersar no ar.

Isso propicia o surgimento ou agravamento de doenças respiratórias, cardiovasculares e oculares.
Sem algumas medidas preventivas, algumas pessoas podem sofrer ressecamento no nariz, dificuldade para respirar e irritação nos olhos, entre outros sintomas.

Veja abaixo os cuidados para os dias de ar seco:
Tome bastante água. Para você ter certeza de que está bebendo a quantidade suficiente de água, tome o dobro do que está acostumado. Por exemplo: se você bebe quatro copos de água por dia, tome oito em dias secos.
Para aumentar a umidade do ar na sua casa, use um umidificador. Se você não tem um aparelho desses, faça o seguinte: molhe uma toalha de banho grande e torça. Pendure a toalha molhada entre duas cadeiras, deixando uma das pontas mergulhada numa bacia ou em um balde cheio d'água.
Use creme hidratante no corpo e no rosto. Se você sentir os lábios secos, use um protetor labial.
Preste atenção nas pessoas acima dos 75 anos e nos bebês de até um ano. Ofereça bastante água para eles. Bebês que se alimentam exclusivamente do leite materno podem ganhar um pouquinho de água. Se ele estiver inquieto depois da mamada e não se acalmar, ofereça um pouco de água.
Para ter certeza de que as crianças estão bebendo bastante água, ofereça a elas um copo o tempo todo. Depois, observe se elas estão fazendo xixi. Se a criança não está indo ao banheiro frequentemente, ou se, quando vai, faz pouco xixi, isso é um sinal de que ela precisa de mais água.
Atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol também devem ser evitadas – principalmente no horário entre as 10h e 16h.
Na hora das refeições, prefira comidas leves: saladas, frutas, verduras, macarrão com molhos leves e pouca carne.

Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário