Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 14 de agosto de 2012

População única de células-tronco dá origem a células ósseas e de gordura

Estudo sugere que forçar células-tronco a se transformarem em osso ao invés de gordura permite tratar obesidade e osteoporose

Pesquisadores da Universidade Deakin, na Austrália, descobriram que células de gordura e células ósseas são provenientes de uma mesma população de células-tronco.

O estudo sugere que forçar essas células-tronco a se transformarem em osso ao invés de gordura pode ser alternativa para combater várias doenças.

"Com as taxas de obesidade e osteoporose crescente em todo o mundo, há uma necessidade de olhar para novos tratamentos para pessoas que sofrem dessas condições. Embora a obesidade e a osteoporose sejam duas doenças diferentes, elas têm muito em comum, pelo menos em nível celular", afirma Fraher.

A equipe, liderada por Dan Fraher, estudou a maneira como as células de gordura e ósseas se formam no peixe-zebra.

Eles utilizaram o peixe para testar o papel de duas vias químicas envolvidas no desenvolvimento dessas células, a via do ácido retinoico e a do endocanabinoide.

"Os peixes-zebra são um modelo ideal para trabalhar porque têm estruturas biológicas, tais como ossos e células adiposas, que são semelhantes aos seres humanos", explica Fraher.

Segundo os pesquisadores, resultados preliminares no tratamento do peixe-zebra com ácido retinoico e endocanabinoide demonstraram que, manipulando estas vias químicas, é possível aumentar ou diminuir a quantidade de osso e gordura dos animais.

"A pesquisa ainda é muito inicial, mas estes resultados são promissores", observa Fraher.

Fraher e seus colegas agora estão trabalhando na compreensão de como essas vias podem influenciar a produção de células ósseas e de gordura.


Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário