Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 14 de agosto de 2012

Cérebro é capaz de compensar capacidade olfativa durante bloqueio nasal

Estudo desenvolvido nos EUA revela que somos capazes de sentir cheiros imediatamente após voltarmos a respirar

Estudo realizado na Northwestern University Feinberg School of Medicine (EUA) mostra que, depois que o nariz humano é experimentalmente bloqueado por uma semana, a atividade cerebral muda rapidamente em regiões cerebrais olfativas. Essa mudança sugere que o cérebro está compensando a interrupção desse sentido. Dessa forma, no momento em que voltamos a respirar normalmente, ficamos com o sentido tão aguçado quanto antes da privação.

Pesquisas anteriores em animais sugeriam que o sistema olfativo é resistente a mudanças de percepção depois da privação de odor. Este novo estudo foi realizado em seres humanos para mostrar como isso é possível.

"Você precisa de estímulos sensoriais em curso para que seu cérebro atualize as informações de cheiro", disse Wu Keng Nei, o autor principal do estudo. "Quando as narinas estão bloqueadas, o cérebro tenta ajustar-se à falta de informações para que o sistema não falhe. Por isso, quando você volta a respirar normalmente, está em boas condições".

Para o estudo, Wu bloqueou completamente as narinas de 14 participantes por uma semana enquanto eles viviam em um quarto de hospital especial de baixo odor. À noite, os participantes puderam respirar normalmente enquanto dormiam no quarto.

Após a privação de cheiro, os investigadores encontraram um aumento na atividade no córtex órbito-frontal e uma diminuição da atividade no córtex piriforme, duas regiões relacionadas com o sentido do olfato. "Essas mudanças no cérebro são fundamentais para manter a nossa forma de sentir as coisas, mesmo depois de sete dias sem cheiro", contou Wu.

Quando a respiração sem restrições foi restaurada, as pessoas foram imediatamente capazes de perceber odores. Uma semana depois da experiência de privação, a resposta do cérebro aos odores voltou para níveis pré-experimentais, indicando que a privação causada pela mudança é rapidamente revertida.

Tal reversão rápida é bastante diferente de outros sistemas sensoriais, como visão, que normalmente possui efeitos mais duradouros devido à privação. O sistema olfativo é mais ágil, sugere Wu, porque a privação do cheiro devido a uma infecção viral ou alergia é comum.

O estudo tem importância clínica no que diz respeito ao tratamento crônico da sinusite. "Implica também que a privação tem impacto significativo sobre o cérebro, em vez de no próprio nariz", disse.

De acordo com Wu, "mais conhecimento sobre como o sistema reage a curto prazo, e a privação pode fornecer novos insights sobre como lidar com este problema em um contexto crônico".

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário