Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 14 de agosto de 2012

Crianças: dieta saudável, mente afiada

Crianças que comem alimentos saudáveis são mais inteligentes.

É o que afirma um novo estudo publicado recentemente no periódico European Journal of Epidemiology. Segundo a pesquisa, da mesma forma, crianças alimentadas com uma dieta rica em comida processada podem apresentar um Quociente de Inteligência (QI) ligeiramente mais baixo.

O estudo, liderado pela pesquisadora Lisa Smithers, da Universidade Adelaide, na Austrália, teve foco sobre a relação entre os hábitos alimentares de 7 mil crianças aos seis meses, 15 meses e dois anos de idade, e o seu índice de QI aos oito anos de idade.

Foram comparados os padrões de dieta, inclusive se os alimentos eram preparados em casa, comprados ou se eram junk food.

“A dieta fornece os nutrientes necessários para o desenvolvimento de tecidos cerebrais nos dois primeiros anos de vida, e o objetivo deste estudo foi analisar qual o impacto da dieta sobre o QI das crianças,” diz Smithers.

Os resultados mostraram que as crianças amamentadas durante seis meses e que foram alimentadas de forma saudável regularmente, incluindo alimentos como legumes, queijos, frutas e legumes dos 15 aos 24 meses, tinham um QI até dois pontos mais altos aos oito anos de idade. Na mesma proporção, crianças que tiveram uma dieta baseada em biscoitos, chocolate, doces, refrigerantes e batatas fritas nos dois primeiros anos de vida tinham QIs até dois pontos mais baixos aos oito anos.

Para a autora, este estudo reforça a necessidade de oferecer às crianças alimentos saudáveis durante a fase de desenvolvimento. “Embora as diferenças de QI não sejam grandes, este estudo fornece algumas das evidências mais fortes até agora de que os padrões alimentares entre seis e 24 meses têm um efeito pequeno, mas significativo, no QI aos oito anos de idade,” diz. “É importante considerarmos o impacto a longo prazo dos alimentos que oferecemos às nossas crianças”, conclui.

Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário