Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 14 de agosto de 2012

Equipe internacional descobre dez novos genes ligados ao diabetes tipo 2

Pesquisa realizada nos Estados Unidos e na Inglaterra eleva para 60 o total de regiões do DNA envolvidas na condição

Pesquisadores internacionais identificaram dez novos genes relacionados ao diabetes tipo 2. A descoberta eleva para 60 o total de regiões do DNA humano envolvidas na doença e fornece uma imagem mais completa da genética e dos processos biológicos subjacentes à doença.

Os investigadores, da Universidade de Oxford, na Inglaterra, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e da Universidade de Michigan, ambos nos EUA, usaram um novo chip de DNA para sondar mais profundamente as variações genéticas que ocorrem comumente em nosso DNA e que podem ter alguma ligação com o diabetes tipo 2.

Analisando o DNA de 35 mil pessoas com diabetes tipo 2 e de 115 mil sem, eles conseguiram obter um mapa completo das variações genéticas e dos processos biológicos em torno da condição.

Segundo os pesquisadores, dos dez novos genes observados, um deles mostrou maior efeito sobre os homens e outro, sobre as mulheres.

"As dez novas áreas do DNA identificadas levam a uma melhor compreensão do diabetes tipo 2, o que pode ajudar na criação de novos medicamentos", afirma Mark McCarthy, principal autor do estudo.

De acordo com os autores, de todos os 60 genes classificados, há aqueles que estão ligados ao envelhecimento, ao processo de crescimento e divisão celular, e ao controle de outros genes, entre outras funções.

O próximo passo de McCarthy e seus colegas é obter informações completas sobre as alterações genéticas que levam ao diabetes tipo 2 por meio do sequenciamento total do DNA das pessoas.

McCarthy está liderando um estudo da Universidade de Oxford que, com colaboradores nos EUA e na Europa, sequenciou os genomas completos de 1.400 pessoas com diabetes e 1.400 pessoas sem. Os primeiros resultados estarão disponíveis em 2013.

Cerca de 2,9 milhões de pessoas são afetadas pelo diabetes no Reino Unido, e talvez, cerca de 850 mil pessoas tenham a doença não diagnosticada. Se não for tratada, o diabetes pode causar diversos problemas de saúde, incluindo doenças cardíacas, danos, acidentes vasculares cerebrais e cegueira.

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário