Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 14 de agosto de 2012

Singularity University cria robô para levar medicamentos a regiões pobres

A ideia surgiu quando estudantes foram desafiados a encontrar soluções para a pobreza, entre outros problemas da humanidade, como educação, segurança e saúde

Estudantes da Singularity University do Vale do Silício desenvolveram um robô capaz de transportar medicamentos e comida para regiões de difícil acesso – ou até mesmo sem estradas que possibilitam a chegada de equipes humanitárias.

A ideia surgiu quando estudantes foram desafiados a encontrar soluções para a pobreza, entre outros problemas da humanidade, como educação, segurança e saúde. Através do uso de veículos aéreos autônomos (AAVs, na sigla em inglês), a equipe planeja usar esses robôs para desenvolver o transporte em algumas partes do mundo da mesma maneira que os celulares ajudaram países em desenvolvimento a atualizar suas linhas telefônicas.

O projeto, batizado de Matternet, está sendo desenvolvido em três estágios: no primeiro, os autores planejam possibilitar o carregamento de cargas com até 2 quilos a uma distância de, no máximo, 10 quilômetros. O protótipo criado pelo grupo já tem essa capacidade, porém ainda não foi colocado em prática. Em uma segunda fase, os helicópteros seriam capazes de levar até 200 quilos – e teriam maior autonomia de voo com a instalação de estações de recarga baseadas em energia solar. Na terceira fase, o objetivo é possibilitar o transporte de até 1 tonelada, e permitir que pessoas também sejam levadas para hospitais e centros humanitários.

Apoio ao projeto
O governo da República Dominicana já concordou em trabalhar com os drones da Matternet para um teste de campo no país e está contribuindo para o financiamento da ideia, que também conta com o apoio de empresários, engenheiros, hackers e outros doadores que aprovaram a ideia desenvolvida na Singularity University – instituição que anualmente propõe a seus alunos desafios com o objetivo de descobrir novas ideias para grandes dificuldades globais.

O projeto deve ter uma demonstração piloto durante o Burning Man – festival anual de contracultura e invenções, tecnologia e arte que acontece neste ano de 27 de agosto a 3 de setembro no deserto Black Rock em Nevada, nos Estados Unidos. O protótipo criado é capaz de se movimentar em ambientes com altas temperaturas, baixa humidade e fortes ventos, ideal para áreas de difícil acesso, porém ainda esbarra na falta de apoio político e financeiro.

Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário