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quinta-feira, 4 de julho de 2013

Instituto ABCD lança o Mapa da Dislexia

Instituto ABCD lança o Mapa da Dislexia Lasse Kristensen/Divulgação
Foto: Lasse Kristensen / Divulgação
A dislexia é uma dificuldade na área da leitura, escrita e soletração
Site tem como proposta ajudar pessoas, profissionais e entidades a trocarem experiências sobre transtornos de aprendizagem
 
Aproximar as pessoas que de alguma maneira convivem com transtornos de aprendizagem, como a dislexia. Este é o objetivo do site Mapa da Dislexia criado pelo Instituto ABCD, um serviço gratuito que pretende mostrar as histórias das pessoas envolvidas na causa e encontrar instituições com as quais elas possam trocar informações sobre seus problemas e seu dia-a-dia.
 
Segundo a diretora da organização ABCD, Mônica Weinstein, o Mapa da Dislexia tem o potencial de influenciar positivamente o desenvolvimento dos jovens que apresentam algum tipo de dificuldade na aprendizagem.

— Por proporcionar o contato frequente entre pais com preocupações semelhantes, bem como a rápida localização de profissionais e entidades,  o site acaba auxiliando no desenvolvimento dessas pessoas — afirma.

Espaço aberto para diferentes experiências
Por meio do Mapa da Dislexia, pais, profissionais e entidades ligados ao tema criam um perfil público para a divulgação de suas experiências. Os dados inseridos no sistema geram um mapa aberto a todos os usuários que queiram encontrar pessoas próximas à sua região, permitindo a troca de informações.

Com fácil navegação, a ferramenta mostra a localização de cada pessoa ou instituição, além do seu e-mail.
 
Sobre o Instituto ABCD
Com o objetivo de auxiliar crianças e adolescentes com dislexia e outros transtornos de aprendizagem, o Instituto ABCD foi criado em março de 2009. A instituição é uma OSCIP (Organização da sociedade civil de interesse público) voltada para o atendimento de jovens com distúrbios como a dislexia, discalculia e disgrafia.

No Brasil, os dados quantitativos sobre o tema são escassos, porém estima-se que 6 milhões de pessoas tenham algum tipo de transtorno de aprendizagem, mas poucos tem conhecimento e acesso ao tratamento e recursos educacionais que promovam o desenvolvimento pleno do indivíduo.

Para mudar esta realidade, o Instituto ABCD desenvolve parcerias com o poder público, organizações sociais e universidades com o intuito de melhor identificar, ensinar e assistir crianças e jovens, dentro e fora da escola.
 
Fonte Zero Hora

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