Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 26 de março de 2013

Discussão entre os pais altera funcionamento do cérebro de bebês

Pesquisa mostrou que o estresse severo pode ter um impacto negativo significativo no desenvolvimento da criança.
Pesquisa mostrou que o estresse severo pode ter um impacto
 negativo significativo no desenvolvimento da criança
Bebês expostos a brigas, mesmo durante o sono, processam o estresse e a emoção de maneira diferente
 
Discussões estre os pais estão associadas ao funcionamento do cérebro de bebês. É o que revelam pesquisadores da Universidade de Oregon, nos EUA.
 
A pesquisa afirma que estar exposto a discussões entre os pais altera a maneira como o cérebro dos bebês processa a emoção do tom de voz. Segundo os investigadores, bebês respondem ao tom de voz zangado, mesmo quando estão dormindo.
 
Os cérebros dos bebês são altamente plásticos, permitindo-lhes desenvolver em resposta aos ambientes e suas experiências. No entanto, essa plasticidade vem com certo grau de vulnerabilidade. A pesquisa mostrou que o estresse severo, tal como maus tratos, pode ter um impacto negativo significativo no desenvolvimento da criança.
 
A líder da pesquisa Alice Graham e seus colegas decidiram investigar o impacto de fatores estressantes mais moderados. "Nós estávamos interessados em saber se uma fonte comum de estresse no início da vida das crianças, brigas entre os pais, está associada com a forma como cérebro dos bebês funciona", afirma Graham.
 
Os pesquisadores recrutaram 20 crianças, na faixa etária de 6 a 12 meses, que foram ao laboratório em seu horário regular para dormir. Enquanto eles estavam dormindo no scanner, as crianças foram expostas a frases sem sentido ditas em tom de voz muito irritado, levemente irritado, feliz e neutro por um adulto do sexo masculino.
 
"Mesmo durante o sono, as crianças apresentaram padrões distintos de atividade cerebral, dependendo da emoção do tom de voz apresentado", observa Graham.
 
Os pesquisadores descobriram que as crianças expostas a brigas entre os pais apresentaram maior reatividade ao tom de voz muito irritado em áreas do cérebro ligadas ao estresse e regulação da emoção, como o córtex cingulado anterior, núcleo caudado, tálamo e hipotálamo.
 
Pesquisas anteriores com animais mostraram que essas áreas do cérebro desempenham um papel importante no impacto do estresse precoce sobre o desenvolvimento. Os resultados deste novo estudo sugerem que o mesmo pode ser verdade para bebês humanos.
 
De acordo com Graham, esses resultados mostram que os bebês não são indiferentes à briga dos pais e que a exposição a esses conflitos pode influenciar a forma como o cérebro de bebês processa o estresse e a emoção.
 
A pesquisa foi publicada na revista Psychological Science.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário