Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 26 de março de 2013

Exame de urina comum determina quanto tempo uma pessoa pode viver

Abordagem se baseia no cálculo dos níveis de proteína na urina para medir por quanto tempo uma pessoa vai viver
Foto: Collen/Foruns Biology
Abordagem se baseia no cálculo dos níveis de proteína na
urina para medir por quanto tempo uma pessoa vai viver
Pesquisa revela que pessoas com proteinúria, ou excesso de proteína na urina, têm redução notável na expectativa de vida
 
Pesquisadores da University of Calgary, no Canadá, identificaram uma nova forma de descobrir a expectativa de vida de uma pessoa através de um exame de urina comum.
 
A abordagem se baseia no cálculo dos níveis de proteína na urina para medir por quanto tempo uma pessoa vai viver.
 
Pessoas saudáveis têm níveis muito baixos de proteína na urina, já que os rins são capazes de reter a maior parte para o corpo. Para aqueles com proteinúria, ou excesso de proteína na urina, isso é um indicador de que os rins foram danificados de alguma forma, e algumas das proteínas vazaram.
 
"Nosso relatório mostra que homens e mulheres com níveis mais altos de proteinúria têm expectativas de vida menor em comparação com pessoas com níveis relativamente baixos de proteinúria", afirma o autor da pesquisa Tanvir Chowdhury Turin.
 
O estudo envolveu a análise de mais de 810 mil pacientes que foram submetidos a testes de proteinúria.
 
Os resultados do estudo mostram que, entre os homens e mulheres de 30 a 85 anos de idade, quanto maior a quantidade de proteinúria, menor o tempo de vida.
 
Homens sem proteinúria sobreviveram cerca de 8,2 anos a mais do que aqueles com a condição, as mulheres sem o excesso de proteína sobreviveram 10,5 anos a mais que aquelas com proteinúria.
 
"Há uma redução notável da expectativa de vida associada com a gravidade da proteinúria. Nós já sabemos que a gravidade da doença renal crônica está associada ao aumento do risco de resultados adversos, incluindo o risco de mortalidade, mas o efeito da proteinúria na expectativa de vida não tinha sido estimado antes", destaca Turin.
 
Os níveis de proteína na urina podem potencialmente ser utilizados como um indicador da expectativa de vida e bem-estar geral do paciente. "Este relatório torna mais fácil de compreender e comunicar a importância do teste de urina para pacientes, profissionais de saúde e decisores políticos.
 
Dado que a proteinúria é um marcador chave de resultados adversos, estratégias para melhorar a identificação de pacientes com proteinúria devem ser prioridade entre médicos", sugere Turin.
 
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário