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sexta-feira, 3 de maio de 2013

Mais da metade dos jovens não tem conhecimentos corretos sobre o HIV

Capa relatório Unaids 2011-2012
Imagem: Unaids
Capa relatório Unaids 2011-2012
Os números são de relatório da Unaids divulgados nesta quarta-feira (1) e mostram que 39 países avançaram no processo educacional
 
Resultados de pesquisas realizadas em vários países, o relatório do Programa Conjunto da ONU sobre HIV/Aids (Unaids) mostra que menos da metade dos jovens tem conhecimento correto a respeito do HIV.
 
O documento alerta que, em algumas regiões, foi detectado um grau preocupante de estagnação nos esforços de conscientização das pessoas para prevenir a contaminação com HIV.
 
O relatório do Unaids 2011-2012, divulgado agora, é sequência de outro realizado em 2004. Um dos objetivos é saber se está ocorrendo uma progressão, regressão ou estagnação dos trabalhos educativos.
 
Segundo a coordenadora global para a Aids da Unesco, Soo-Hyang Choi, a educação é um fator de proteção para a infecção com HIV.
 
O estudo mostrou que atualmente quase todos os países têm uma política educacional em relação ao HIV, como também, um número maior de professores treinados para compartilhar informações sobre a epidemia.
 
Mas o Unaids diz que as políticas de desenvolvimento, em teoria, não se traduzem em implementação, necessariamente, na prática. Segundo o documento, apesar dos avanços, o alcance da educação sobre o HIV ainda é muito pequeno.

Dados positivos
A pesquisa concluiu, ainda, que 39 países avançaram com o processo de educação global para combater o vírus que causa a doença.
 
Os especialistas que prepararam o documento enfatizaram que uma geração livre da Aids está ao alcance de todos. Para eles, as metas de zero novas infecções, zero discriminação e zero mortes relacionadas à Aids, são possíveis e começam pela educação.
 
Eles sugeriram a criação de um sistema de manejo nos países em desenvolvimento para coordenar e implementar as políticas de combate à doença.
 
Outras medidas devem ser o apoio ao treinamento de professores, escolha de material de ensino apropriado para a idade escolar e engajar os pais e as comunidades na implementação do programa de educação.
 
Fonte isaude.net

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