Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 3 de maio de 2013

Exercícios e boa alimentação: troque seu excesso de gordura por massa muscular

Exercícios e boa alimentação: troque seu excesso de gordura por massa muscular Charles Guerra/Agencia RBS
Foto: Charles Guerra / Agencia RBS
O segredo para destruir os depósitos de gordura está nos
 exercícios, principalmente os que utilizam pesos,
como a musculação
A partir dos 30 anos é natural ter pneuzinhos onde antes havia músculos firmes e tonificados
 
Quem está de dieta não quer só exterminar as gordurinhas. Cada vez mais, homens e mulheres estão em busca de um corpo definido e com músculos, mas, para atingir esse resultado, é necessário seguir uma rotina de exercícios físicos e uma dieta equilibrada. De acordo com o clínico geral e fisiologista do exercício João Pinheiro, substituir a gordura por massa magra é um trabalho lento.

— O processo de definição muscular e ganho de massa magra é extremamente complexo. É importante o acompanhamento de um profissional da área de fisiologia e de um nutricionista. Somente esses profissionais podem indicar qual é a melhor dieta e os exercícios ideais para trabalhar em conjunto e ganhar músculos — explica.

Os músculos são responsáveis por todos os movimentos do corpo e trabalham durante todo o dia. Para mantê-los em forma, não basta só praticar exercícios e cuidar da alimentação, é preciso entender como funciona o processo de ganho de massa magra e perda de gordura.

— O ganho de massa magra consiste no processo anabólico, que acontece sempre que as moléculas se reconstroem a partir de outras. Enquanto que a eliminação de gordura ocorre de um processo catabólico, ou seja, quando o organismo está sem energia ele destrói o seu próprio tecido, proporcionando a liberação de aminoácidos e glicose que serão convertidos em energia. Apesar de serem processos distintos, existem algumas formas de atingi-los. É importante fazer exercícios físicos e se alimentar de muitos nutrientes para conseguir eliminar a gordura e ganhar músculos — afirma Pinheiro.

É possível transformar gordura em músculo?
O fisiologista alerta que o músculo e a gordura são tecidos totalmente diferentes. Ou seja, ainda não é possível transformar um no outro. Segundo ele, quando se perde peso por meio de uma dieta ou exercício físico, ocorre a diminuição do tamanho da célula de gordura, e não a diminuição de sua quantidade, pois a gordura continua no mesmo lugar, mesmo depois de ocorrido o emagrecimento.

A partir dos 30 anos de idade é natural perder massa muscular, fazendo com que o metabolismo caia cerca de 3% com o passar dos anos, resultando nos pneuzinhos que aparecem onde antes havia músculos firmes e tonificados. O segredo para destruir os depósitos de gordura está nos exercícios, principalmente os que utilizam pesos, como a musculação.

— Quando a pessoa faz exercícios para perder peso, ocorre um aumento da massa muscular que possibilita uma diminuição de gordura ao redor do músculo, melhorando a aparência e tonificando os músculos — diz Pinheiro.

Ideal é combinar alimentação e exercícios
Para perder uma quantidade relativamente grande de gordura corporal é importante associar uma dieta hipocalórica com uma série de exercícios aeróbicos e musculação. A combinação dos exercícios aeróbicos com os localizados, somados a uma boa alimentação, é o primeiro passo para quem deseja se livrar da gordura. Os exercícios aeróbicos irão queimar a gordura, enquanto os localizados irão tornear os músculos. A alimentação adequada irá garantir que você alcance o resultado desejado.

Gorduras X Ovários policísticos
As mulheres que desejam se livrar da gordura e ganhar músculos devem ficar atentas às alterações hormonais, pois elas podem favorecer o acúmulo de gordura.

— As mulheres que são portadoras de ovários policísticos, bigode chinês (Hirsutismo), excesso de pelos ou acne, formam mais gordura rapidamente que as outras mulheres. Nessas, a insulina é geralmente alta no sangue, ou seja, forma gordura facilmente. Consulte o médico para controlar essas alterações hormonais e não deixe de praticar exercícios físicos e se alimentar adequadamente — adverte o profissional.
 
Fonte Diário Catarinense

Nenhum comentário:

Postar um comentário