Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 3 de maio de 2013

Transtorno Dismórfico Corporal (TDC)


O que é o transtorno dismórfico corporal (TDC)?
Transtorno dismórfico corporal (TDC) é um problema de saúde mental relacionados à imagem corporal, em que um indivíduo tem uma preocupação com um ou mais defeitos percebidos em sua aparência. TDC é diagnosticada apenas se a preocupação causa sofrimento significativo, perturba o funcionamento diário ou ambos.

O termo mais antigo para TDC é “dismorfofobia”, que foi usado pela primeira vez pelo psiquiatra italiano Enrique Morselli mais de cem anos atrás, e às vezes é ainda usado no Reino Unido. A mídia, por vezes, refere-se ao TDC como “síndrome feiúra imaginada”, mas isso não é apropriado, porque a feiura percebida é muito real para o portador. Algumas pessoas com TDC reconhecer que seu sofrimento pode ser uma resposta extrema ao defeito percebido, enquanto que outros são tão firmemente convencidos sobre sua percepção de que eles são considerados como tendo uma falsa crença. Seja qual for o grau de conhecimento sobre a sua condição, as pessoas com diagnóstico de TDC geralmente percebem que outros acreditam que sua aparência é ‘normal’ e apesar de dito tantas vezes, no entanto, a sua percepção de feiura é muito real para eles.

Quais são as áreas corporais mais envolvidas?

A maioria das pessoas que vivem com TDC estão preocupadas com algum aspecto do seu rosto e muitos acreditam que eles têm vários defeitos. As queixas mais comuns (em ordem decrescente) dizem respeito ao nariz, cabelo, pele, olhos, queixo, lábios e do corpo em geral construir. As pessoas que vivem com TDC podem queixar-se da falta de simetria. Eles podem sentir que algo está muito grande ou muito pequeno, ou que está fora de proporção ao resto do corpo. TDC pode dizer respeito a qualquer parte do corpo, incluindo os seios e genitais.

Quando é que a preocupação com a aparência se torna TDC?
Muitas pessoas têm algum grau de preocupação com algum aspecto de sua aparência. Para receber um diagnóstico de TDC, a preocupação da pessoa deve causar sofrimento significativo ou prejuízo em pelo menos uma área de sua vida. Por exemplo, alguém que vive com TDC pode evitar uma série de situações sociais por causa da ansiedade e desconforto nessas situações criar. Alternativamente, a pessoa pode entrar em tais situações, mas continuam a ser muito autoconsciente. Eles podem camuflar-se excessivamente para esconder o defeito percebido usando maquiagem pesada, escovando os cabelos de uma forma particular, mudando sua postura, ou vestindo roupas pesadas. Podem passar várias horas por dia pensando sobre o seu defeito percebido e se perguntando questões que não podem ser respondidas, tais como, “Por que eu nasci assim?”

Pessoas com TDC podem se sentir compelidas a repetir com frequência comportamentos demorados, tais como:

  • Verificar inúmeras vezes a sua aparição em um espelho ou superfície reflexiva
  • Buscar várias garantias sobre sua aparência
  • Verificação para sentir a sua pele com os dedos
  • Cortar ou pentear o cabelo para torná-lo “ótimo”
  • Mudar a sua pele para “torná-la boa”
  • Comparar-se com os modelos em revistas ou pessoas na rua.
  
O que causa transtorno dismórfico corporal (TDC)?
Tem havido muito pouca pesquisa sobre TDC. Em termos gerais, há duas teorias diferentes – um biológicos e outro psicológico.
 
A explicação biológica sugere que algumas pessoas são mais propensas a desenvolver o TDC por causa de sua composição genética, teoria menos provável.
 
A explicação psicológica relaciona TDC com a baixa auto-estima e a forma como uma pessoa é fixada em si vivendo quase que exclusivamente pela sua aparência.
 
Certas tensões ou eventos de vida, como provocação ou abuso, especialmente durante a adolescência, pode desencadear a doença. Uma vez que o distúrbio se desenvolve, pode existir um desequilíbrio da serotonina ou de outros neurotransmissores no cérebro.
 
Eles podem ter medo de estar sozinho e isolado toda a sua vida, ou acreditar que eles são inúteis se não conseguir corrigir o aspecto da sua aparência que causa sofrimento (o defeito percebido). Eles exigem a perfeição, ou um ideal impossível, em sua aparência. Uma vez que a doença se desenvolveu, então é mantido pela excessiva atenção e comportamento auto-centrado, como verificar o defeito percebido, fazendo comparações com outras pessoas, evitando situações sociais e buscando tranqüilidade.
 
Quais são os tratamentos disponíveis?
 
A terapia cognitiva comportamental (TCC) e técnicas relacionadas que podem ser utilizadas são:
 
  • reestruturação cognitiva, a desenvolver crenças mais precisas e úteis sobre a aparência
  • de exposição, para expor o defeito percebido em situações sociais e prevenir a evasão
  • prevenção de resposta comportamento, para impedir comportamentos compulsivos, como a verificação espelho
  • experimentos comportamentais, para mostrar que as crenças não são verdadeiras na prática
  • técnicas de consciência.
  • Estas podem ser apresentadas individualmente ou em grupo.
  
Claro que todas essas possibilidades devem antes ser checadas através de dados clínicos, anamnese completa, além de exames complementares, podendo incluir o eletro-escaneamento, microscopia e a biorressonância, para termos certeza das melhores opções terapêuticas. E também sem nos esquecermos dos fatores predisponentes, ou desencadeantes que levaram a este quadro clínico, o que pode requerer o acompanhamento de especialistas.

Fonte minhasaudeonline.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário