Pessoas que vivem situações de estresse no trabalho estão em maior risco para ter níveis elevados de gordura no sangue, o que aumenta o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
A conclusão é de pesquisadores da Universidade de Santiago de Compostela e do Virgen de La Victoria Hospital, ambas na Espanha.
O estudo envolveu 90 mil trabalhadores que foram submetidos a exames de check-up. De acordo com os cientistas, os trabalhadores que afirmaram ter dificuldades em lidar com seu trabalho nos últimos 12 meses (8,7%) tinham maior risco de sofrer de dislipidemia. Essa consiste em um distúrbio metabólico que pode manifestar-se no aumento total do colesterol, das lipoproteínas de baixa densidade (LDL - mau-colesterol) e do triglicérides, além da queda nos níveis das lipoproteínas de alta densidade (HDL - bom-colesterol).
Publicado no Scandinavian Journal of Public Health, o estudo mostrou que pessoas com estresse no trabalho são mais propensas a sofrer de níveis anormalmente elevados de colesterol LDL, níveis excessivamente baixos de colesterol HDL e índices aterogênicos positivos, que indicam a potencial obstrução da artéria.
Fonte: UPI
Nenhum comentário:
Postar um comentário