Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Só 10% dos casos de câncer de mama são hereditários

No Brasil, o câncer de mama é o que mais causa mortes entre as mulheres

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), foram 11.735 óbitos em 2008. Alguns fatores aumentam o risco de desenvolver a doença, tais como ingestão regular de álcool, exposição a radiações ionizantes antes dos 35 anos, obesidade, menarca precoce, menopausa tardia, primeira gravidez após os 30 anos ou nuliparidade (não ter filhos), além de curto tempo de amamentação.

A história familiar também é um importante fator de risco, especialmente se uma ou mais parentes de primeiro grau (mãe ou irmã) foram acometidas antes dos 50 anos. Mas, apesar disso, o câncer de mama de caráter hereditário corresponde apenas a 10% dos casos. “Muitas mulheres sentem-se seguras porque não têm casos na família. Mas a maioria adquire a mutação ao longo da vida. Todas precisam fazer o rastreamento após os 40”, defende Afonso Nazario, do Departamento de Ginecologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Quando o tumor é diagnosticado e tratado ainda no início - ou seja, quando o nódulo na mama é menor que um centímetro - as chances de cura se aproximam de 95%. Nódulos desse tamanho, contudo, são pequenos demais para serem detectados por meio da apalpação, mas são visíveis na mamografia. É por isso que muitos especialistas têm recomendado a realização do exame em mulheres mais jovens. As informações são do Jornal da Tarde.

Fonte Delas

Nenhum comentário:

Postar um comentário