Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 18 de agosto de 2014

O poder do orégano

Orégano
Tempero é anti-inflamatório, combate o diabetes e pode substituir o sal na comida 

Rio - Tempero-chave da cozinha italiana, o orégano tem ação antioxidante e anti-inflamatória. Também é um bom substituto para o sal, já foi apontado como alternativa no combate ao diabetes e, agora, antimicrobiano. Um estudo da Embrapa, conduzido pela pesquisadora Janine Passos Lima da Silva, doutora em Ciência de Alimentos, mostrou que o óleo essencial de orégano, aplicado à maionese caseira, aumenta o prazo de validade do produto de 28 para 42 dias, sob refrigeração. 

A maionese caseira é um ambiente propício para a proliferação da bactéria Salmonella enteriditis, responsável por 40% dos casos de doenças transmitidas por alimentos, segundo dados do Ministério da Saúde de 2000 ao início de 2013. Na pesquisa, o óleo essencial do orégano desestabilizou a membrana externa da célula bacteriana, evitando sua propagação.

— Esse é o tipo de pesquisa aplicada que contribui para que o consumo do alimento seja mais seguro — afirma a pesquisadora.

No dia a dia, a folha seca do orégano, facilmente encontrada nas prateleiras de supermercados, também tem vantagens, e pode funcionar como alternativa ao sal na hora de temperar alimentos, de acordo com a nutricionista Bia Rique, chefe do serviço de nutrição da 38ª enfermaria da Santa Casa da Misericórdia.

— Por ter um sabor forte e ser da cultura do brasileiro, o orégano é um recurso para quem quer diminuir o sódio — sugere. 

A dica vem no momento em que o Ministério da Saúde trava uma batalha contra o sal. Um acordo com a indústria garantiu a redução de sódio nos alimentos, mas o brasileiro ainda consome mais que o dobro recomendado pela Organização Mundial da Saúde — menos de 2 gramas de sódio por dia (ou menos de 5 gramas de sal), o equivalente a menos de uma colher de chá rasa de sal. Para se adequar ao padrão, a meta até 2020 é reduzir em 28,5 mil toneladas o consumo da substância.

Para Bia, no entanto, não é possível tirar proveito das propriedades antimicrobianas do orégano somente pelo uso diário da erva na culinária. 

— Independente do benefício que o orégano traga, a gente não pode esquecer que ele vai entrar na nossa alimentação numa quantidade mínima — alerta, complementando que, para uma quantidade concentrada, a melhor saída seriam as cápsulas ou o óleo de orégano.

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário