Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Quimioterapia: medidas reduzem exposição do paciente a infecções

Evitar andar descalço e tomar a vacina da gripe estão entre os cuidados

Por Dr. Artur Malzyner 

 As pessoas que realizam o tratamento quimioterápico apresentam maior risco de infecções. Isto ocorre porque os medicamentos utilizados para matar as células cancerosas (chamadas de quimioterapia) podem também prejudicar a capacidade do corpo de produzir todas as células sanguíneas, incluindo as células de defesa, chamadas leucócitos.

O risco aumenta quanto mais sessões de tratamento a pessoa realiza, porém, em alguns casos, os médicos prescrevem antibióticos preventivamente para as pessoas que estão com alto risco de infecção. Além disso, os médicos podem prescrever medicamentos que ajudam o corpo a produzir mais células de defesa. Mas estes não são apropriados para todos os que são tratados para o câncer.

Dúvidas sobre o afastamento do trabalho, deslocamento para o trabalho e passeios em locais públicos são frequentes. Muitas pessoas podem trabalhar durante a quimioterapia, desde que sua rotina e o tipo de trabalho não interfiram no tratamento. Se possível, é indicado que a pessoa possa trabalhar em casa e/ou trabalhar meio-período. O ideal é evitar locais fechados e com grande quantidade de pessoas com sintomas de doenças.

Pacientes que realizam tratamento quimioterápico devem ter alguns cuidados em relação às infecções. Aqui relacionamos algumas dicas:

- Lave as mãos frequentemente com água e sabão (Você também pode usar álcool)
 
- Evite lugares lotados e as pessoas que estão doentes
 
- Não compartilhe alimentos, copos, utensílios ou outros itens pessoais, tais como escovas de dente
 
- Mantenha sua pele hidratada evitando assim rachaduras, que são portas para infecções
 
- Cozinhe os alimentos
 
- Lave cuidadosamente frutas e vegetais crus antes de comê-los
 
- Use luvas ao manusear resíduos de cães, gatos ou outros animais de estimação
 
- Use luvas para jardim
 
- Escove os dentes e gengivas todos os dias com uma escova de dentes macia. Se o seu médico ou enfermeiro recomendar, use um antisséptico bucal para evitar feridas na boca
 
- Vacine-se contra a gripe todos os anos , assim que ela estiver disponível
 
- Evite andar descalço.

Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário