Foto: Foto Stock © Paul Hakimata O corte tardio do cordão umbilical pode trazer várias vantagens para saúde do bebê |
O estudo com 3.9 mil mulheres mostrou bebês com níveis de hemoglobina mais elevados e menor deficiência de ferro
O mais recente estudo envolvendo 3.9 mil mulheres e seus bebês mostrou que o corte tardio do cordão umbilical não resultou em maiores riscos de hemorragia materna ou nos níveis de hemoglobina no sangue, e que os bebês nasceram mais saudáveis em uma série de aspectos.
Quando o corte cordão foi atrasado bebês tinham níveis mais elevados de hemoglobina entre um e dois dias após o nascimento e nasceram menos propensos a ter deficiência de ferro três a seis meses após o parto. Outra vantagem observada no estudo foi o aumento do peso ao nascer.
Segundo Philippa Middleton, da Universidade de Adelaide (Austrália), "à luz da crescente evidência de que o clampeamento tardio aumenta as concentrações iniciais de hemoglobina e os estoques de ferro em bebês, uma abordagem mais liberal para atrasar fixação do cordão umbilical de bebês saudáveis fica mais garantida com estes resultados."
Um dos efeitos adversos apontados no corte tardio do cordão umbilical foi um ligeiro aumento do número de bebês que necessitam de tratamento para a icterícia. "Os benefícios do clampeamento tardio precisam ser pesados contra o pequeno risco adicional de icterícia em recém-nascidos. E pode ser particularmente benéfico em locais onde anemia severa é comum," afirmou Middleton.
Fonte isaude.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário