Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 11 de julho de 2013

Pernambuco é primeiro estado a receber Capacitação de Cuidados Paliativos

Curso Capacitação em Cuidados Paliativos reuniu 150 profissionais que atuam na rede de atenção básica, domiciliar, hospitais e serviços de referência na área
Foto: SES/PE
Curso Capacitação em Cuidados Paliativos reuniu 150
profissionais que atuam na rede de atenção básica, domiciliar,
 hospitais e serviços de referência na área
O curso é realizado à distância e terá duração de 10 meses. Profissionais de seis municipios participaram desta edição
 
O primeiro Estado do País a receber o curso Capacitação em Cuidados Paliativos, promovido pelo Ministério da Saúde em parceria com Hospital Samaritano (São Paulo) e Secretaria Estadual de Saúde (SES), Pernambuco reuniu 150 profissionais que atuam na rede de atenção básica, domiciliar, hospitais e serviços de referência na área.
 
Os participantes, de seis municípios pernambucanos (Recife, Olinda, Cabo de Santo Agostinho, Abreu e Lima, Vitória de Santo Antão e Caruaru), foram recebidos no auditório do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), para aula inaugural e início da atualização profissional. Apenas três turmas serão formadas no Brasil.
 
De acordo com a técnica do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Alyne Melo, o curso à distância, financiado pelo órgão federal e com duração de dez meses, tem como foco qualificar os profissionais a fim de se construir uma rede de cuidados em atenção paliativa no Estado.
 
Segundo o superintendente de Responsabilidade Social do Hospital Samaritano, Luiz Maria Ramos, a instituição filantrópica é reconhecida pela expertise no tema e qualificado pelo MS como hospital de excelência. " Temos 25 projetos em apoio ao Sistema Único de Saúde (SUS), que transferem tecnologia, capacitam profissionais e qualificam a gestão e assistência de serviços públicos e filantrópicos em todo o País" , afirma.
 
" Nossa população está envelhecendo. Hoje, nossa realidade nos apresenta uma maior quantidade de pacientes com doenças que chamamos limitadoras da vida. É imprescindível saber que existe toda uma linha de cuidado específica e apropriada para esses doentes. É um trabalho multiprofissional e que a base está na atenção básica da rede" , comenta o coordenador do Programa de Educação à Distância para Atenção Básica em Cuidados Paliativos, Henrique Parsons.

Com informações da SES Pernambuco
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário