Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 17 de abril de 2014

Benefícios e propriedades da Jurubeba

Benefícios e propriedades da jurubeba
Foto: Reprodução
Jurubeba
Com nome divertido, a planta jurubeba é uma das mais populares  em solo nacional. Pode ser encontrada em regiões diversas do Brasil e, dependendo da localidade, pode ser conhecida como juribeba, jurupeba, jupeba, jubebe, entre outros nomes
 
Seu nome científico é Solanum paniculatum e a jurubeba pode ser considerada uma pequena árvore, já que alcança no máximo 3 metros de altura. É facilmente identificada, possui pequenos frutos amarelos, folhas em formato de coração com certa penugem em sua parte inferior e extrema maciez na parte superior, e flores que podem variar entre as cores branca ou lilás.
 
Qual a sua utilidade?
As partes da jurubeba consumíveis – suas raízes e frutos – são importantes para auxiliar na desobstrução do fígado e baço, além de purificar o sangue. Quem possui diabetes também receberá comumente a indicação de consumo da jurubeba, já que ela evita o progresso da doença e alivia seus sintomas, permitindo ao indivíduo encontrar qualidade de vida mesmo convivendo com a doença.
 
Doenças digestivas, estomacais, gastrintestinais e do fígado também encontram na jurubeba uma grande auxiliar ao tratamento.

Por possuir propriedades diuréticas, a jurubeba também pode ser fundamental para o tratamento de quem sofre com cistites e infecções do trato urinário recorrentes, já que elimina diversas bactérias e toxinas que habitam o organismo, promove o aumento da eliminação de líquido, causando assim uma verdadeira “limpeza” no corpo e especialmente no canal da urina. Essa propriedade também é útil para quem deseja emagrecer, pois eliminando o excesso de líquidos se evita a retenção, consequentemente reduzindo o inchaço e certa parte do excesso de peso.
 
Ainda, o consumo da jurubeba pode aliviar as seguintes doenças: anorexia, acne, hepatite, contusões, cistites, bronquite, erisipela, problemas de bexiga, febre, feridas e machucados, malária, gripe, icterícia, além de tumores uterinos e abdominais.
 
Propriedades
As principais propriedades da jurubeba são: anti-inflamatórias; antidiabéticas; digestivas; descongestionantes; diuréticas; estimulantes; febrífugas; laxantes; tônicas e vasculares.
 
Curiosidade
A árvore de jurubeba é uma das poucas que podem ser encontradas tanto no gênero macho quanto fêmea. A única diferença entre elas é de que a fêmea possui folhas maiores, dá frutos e sua árvore é razoavelmente mais alta do que a árvore de jurubeba macho.
 
Modo de preparo do chá de jurubeba
Para preparar adequadamente o chá de jurubeba, leve ao fogo duas colheres de sopa da planta triturada, juntamente com um litro de água. Deixe ferver por dez minutos, então abafe e aguarde amornar. Quando a temperatura estiver adequada para consumo, coe, adoce caso deseje e beba duas xícaras por dia.

remédio-caseiro.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário