Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 17 de abril de 2014

Comer arroz contribui para a qualidade da alimentação e reduz o peso corporal

Comer arroz contribui para a qualidade da alimentação e reduz o peso corporal Divulgação/Stock Photos
Foto: Divulgação / Stock Photos
Arroz branco é enriquecido com nutrientes importantes,
incluindo ácido fólico e ferro
Série de estudos mostra que aqueles que ingerem o cereal têm dietas mais saudáveis
 
Uma nova pesquisa mostrou que as pessoas podem melhorar sua alimentação simplesmente incluindo o arroz branco ou integral em suas refeições diárias. A autora do estudo, Theresa Nicklas, da Baylor College of Medicine, nos EUA, analisou um conjunto de dados nacionalmente representativo em 14,386 adultos, de 2005 a 2010, e avaliou a associação do consumo de arroz com a qualidade total da dieta e a ingestão de nutrientes essenciais.
 
— Os resultados demonstram que os adultos que comiam arroz tinham dietas mais adequadas com o que é recomendado pelas Diretrizes Alimentares dos EUA. Eles também apresentaram maior quantidade de potássio, magnésio, ferro e fibras ao comer menos gordura saturada e açúcares . Além disso, comer arroz está associado ao maior consumo de frutas, legumes, carne e feijão— explica Theresa.
 
Nos EUA, consomem-se cerca de 27 quilos de arroz branco enriquecido e integral por pessoa a cada ano, com a maioria (70%) ingerindo o tipo branco. Os americanos ingerem uma grande variedade de alimentos à base de cereais, mas o arroz se destaca porque é ingerido, principalmente, como um grão inteiro e intacto. Desse modo, ele é, naturalmente, isento de sódio e tem apenas uma pequena quantidade de gordura, não sendo ela saturada.
 
Esta pesquisa baseia-se em duas investigações previamente publicadas, que mostraram a contribuição positiva do arroz para a qualidade da dieta. Em 2009, um estudo descobriu que os que comem arroz consumem significativamente menos gordura saturada e, ao contrário, mais ferro, potássio, fibras, carne e legumes. Já em 2010, outro trabalho científico, que incluiu crianças, confirmou que a ingestão do cereal estava associada a um maior consumo de alimentos saudáveis e variados.
 
— Tais investigações em conjunto demonstram que, se você se concentrar em comer a combinação certa de alimentos, isso vai ajudá-lo a chegar mais perto de satisfazer as suas necessidades nutricionais. Acadêmicos revelam que aqueles que comem arroz estão fazendo isso— afirma Anne Banville, vice-presidente da Federação do Arroz nos EUA.
 
Além dos resultados positivos que ligam o consumo de arroz a dietas mais saudáveis, um ensaio clínico em humanos apontou que incluir arroz branco ou integral em uma refeição aumenta a saciedade mais do que uma solução de glicose caloricamente equivalente.
 
O arroz é um hidrato de carbono de qualidade, um grão naturalmente nutritivo que, quando cozido, fornece cerca de 100 calorias por meia xícara e é naturalmente livre de glúten. O arroz integral é um alimento completo e o arroz branco é enriquecido com nutrientes importantes, incluindo ácido fólico e ferro.

Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário