Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Maçã pode melhorar saúde do coração, diz pesquisa

Comer uma maçã por dia pode diminuir problemas ligados à saúde do coração.
 
Pesquisa feita com adultos que consumiam no mínimo uma mação diariamente mostrou que após duas semanas de acompanhamento os níveis de LDL (o chamado “colesterol ruim”) tinham diminuido até 40%. Quando o LDL interage com os radicais livres no organismo ele se oxida e, apontam os especialistas, os indicadores de inflamação no organismo aumenta, e isso piora a circulação sanguínea, pois compromete as veias e artérias.
 
“A oxidação do LDL contribui para uma forma primária de arteriosclerose”, diz Robert DiSilvestro, principal autor da pesquisa e pesquisador da Universidade de Ohio. “Mas os efeitos das substâncias contidas nas maçãs – os polifenóis – parece interromper esse ciclo entre o LDL e os radicais livres, isso em apenas duas semanas de consumo da fruta”.
 
O estudo, publicado no periódico Journal of Functional Foods, partiu de um estudo anterior feito por pesquisadores turcos e chegou a conclusão que os efeitos observados entre adultos de idade variando entre 40 e 60 anos foi ainda melhor quando se consumia a fruta in natura ao invés do extrato da fruta em cápsulas. O grupo controle, que consumiu cápsulas de placebo, não demonstrou qualquer efeito positivo, o que dá força aos resultados apresentados.
 
“Pensamos que isolar os polifenóis poderia ser mais prático, mas por algum motivo o consumo da fruta se mostrou muito mais eficaz. Agora vamos procurar saber se com quantidades maiores do extrato é possível replicar os benefícios do alimento consumido na sua forma natural. Mas como não é um grande esforço comer uma maçã, por enquanto indicamos essa estratégia como a melhor”, finalizam o autor.
 
Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário