Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 22 de novembro de 2012

MicroRNAs podem converter células normais em causadoras de câncer

Estudo revela como células do câncer de ovário alteram células vizinhas normais e sugere novos alvos para tratamento
 
Cientistas da University of Chicago Medicine, nos EUA, identificaram microRNAs capazes de converter células normais em células causadoras de câncer.
 
A descoberta ajuda a desvendar o mecanismo que as células do câncer de ovário utilizam para alterar as células normais ao seu redor e revela novos alvos para o tratamento da doença mortal.
 
No trabalho, publicado na revista Cancer Discovery, a equipe mostrou que as células do câncer de ovário induzem as células vizinhas a alterar a produção de três microRNAs, pequenos fios de material genético que são reguladores importantes da expressão genética.
 
Ao alterar a expressão de genes, os microRNAs podem alterar a função de uma célula. Neste caso, eles converter fibroblastos normais e saudáveis em fibroblastos associados ao câncer (CAFs). Estes CAFs desencadeiam sinais químicos que levam as células cancerosas a se multiplicarem, invadirem tecidos saudáveis e viajarem para locais distantes no abdômen.
 
Segundo os pesquisadores, a inversão dos sinais de microRNA, eles foram capazes de reverter CAFs em fibroblastos normais.
 
"Essa pesquisa fornece um novo e atraente alvo de tratamento. As células cancerosas se transformam rapidamente, o que lhes permite desenvolver resistência aos medicamentos. Mas fibroblastos associados ao câncer são geneticamente estáveis. Seu comportamento prejudicial é conduzido por microRNAs. Inibir os sinais é uma nova maneira de combater a doença. Ele interrompe o sistema de apoio do câncer e é pouco provável de desenvolver resistência", afirma um dos autores do estudo, Ernst Lengyel.
 
A equipe ressalta a necessidade de novos tratamentos para o câncer de ovário, pois não tem havido novas abordagens para a prática clínica em anos, e, portanto, não há grandes melhorias na sobrevida do paciente. "As abordagens terapêuticas visando microRNAs em células de câncer estão em desenvolvimento. Nosso trabalho sugere que pode ser possível modificar a expressão de microRNA em fibroblastos associados ao câncer para benefício terapêutico", concluem os autores.

 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário