Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Senado aprova projeto que obriga empresa a informar risco de trombose

O Senado aprovou nesta quarta-feira projeto que obriga as empresas de transporte coletivo a orientarem os passageiros sobre os riscos da trombose venosa em viagens longas. O projeto determina que as empresas insiram nos bilhetes de embarque orientações para a prevenção da doença.
 
O texto afirma que as orientações devem ser dadas aos passageiros antes do início das viagens, seguindo normas internacionais e nacionais de controle da doença. Não há, no projeto, um modelo de texto a ser usado pelas empresas, nem a previsão de punião para quem descumprir a lei.
 
O objetivo do projeto é a adoção de medidas, pelos viajantes, que reduzem a possibilidade de ocorrência da trombose --como a não permanência sentado por horas seguidas.
 
"A imobilidade prolongada durante uma viagem em que uma pessoa permanece sentada na mesma posição por várias horas seguidas é um dos maiores fatores de risco da trombose venosa profunda, sendo mais significativo quando a viagem é superior a cinco horas", afirma o ex-deputado Ciro Pedrosa (PV-MG), autor do projeto.
 
Relator da proposta, o senador João Vicente Claudino (PTB-PI) diz que medidas "simples" podem reduzir o risco da trombose. "A informação sobre elas pode e deve constituir orientações a serem transmitidas aos passageiros pelas empresas transportadoras e, com isso, reduzir o risco da ocorrência daqueles danos, se adotadas pelos passageiros", disse.
 
O projeto segue para sanção da presidente Dilma Rousseff se não houver recurso para ser aprovado no plenário do Senado - uma vez que foi analisado em caráter terminativo pela Comissão de Assuntos Sociais da Casa.
 
Doença
A trombose venosa é uma doença que forma coágulos sanguíneos que obstruem vasos profundos do corpo humano. Por ficar muito tempo parado, o sangue pode se estagnar numa veia, criando um coágulo no local - que prejudica a passagem do sangue e forma a trombose.
 
Em casos mais graves, o coágulo pode migrar para alguma artéria do pulmão e provocar embolia pulmonar.
 
Viagens longas comprovadamente aumentam as chances de transtornos ligados à circulação. Embora isso também aconteça em transportes terrestres, como em trens e ônibus, os riscos se elevam muito no deslocamento por avião, devido à conjunção de fatores como imobilidade, altitude e diferença de pressão.
 
Algumas pessoas são mais suscetíveis a esse problema, como idosos, gestantes, obesos e mulheres que usam pílulas anticoncepcionais.
 
Fonte Folhaoneline

Nenhum comentário:

Postar um comentário