Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Maternidades do estado do Amazonas implantam serviço de odontologia

Novo serviço será implantado em seis maternidades da rede estadual para prevenção de doenças dentárias em recém-nascidos
 
As maternidades da rede estadual de saúde do estado do Amazonas passarão a oferecer, a partir desta terça-feira (20), o serviço de odontologia para os pacientes que precisam ficar internados nestas unidades por longos períodos. A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) implantou o novo serviço em seis maternidades da rede estadual para tratar tanto da prevenção de doenças dentárias quanto na solução dos problemas identificados.
 
Os odontólogos farão avaliações periódicas de todos os pacientes internados nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTI' s), Unidades de Cuidados Intensivos (UCI' s) e também dos bebês que estão com suas mães em tratamento através do método Canguru.
 
" Os pacientes ficam internados nesses locais por longos períodos e precisam do acompanhamento com o odontólogo para prevenir doenças relacionadas aos dentes e que podem trazer danos maiores para o paciente num prazo mais longo" , explica o secretário de estado da saúde, Wilson Alecrim.
 
O secretário informa que os pacientes em tratamento nas UTI´s e UCI´s geralmente fazem uso de medicação forte para tratar as enfermidades das quais foram vítimas e esses medicamentos apresentam efeitos colaterais que afetam outras áreas como o aparelho dentário.
 
O secretário completa dizendo que o trabalho desses odontólogos será mais preventivo e que eles atuarão de forma a evitar que os pacientes venham a desenvolver doenças durante o período de internação.
 
Além do trabalho preventivo os dentistas também atuarão na solução de problemas. Eles trabalharão de forma integrada com as equipes multidisciplinares das maternidades e os casos clínicos identificados serão discutidos com todos na busca da melhor solução. " Nós temos mães, que ficam internadas nas UTI' s e que apresentam problemas bucais que não haviam sido tratados antes. Esses problemas, como uma simples cárie pode se agravar e se tornar um problema maior no futuro" , explica a gerente de maternidades da Susam, Mônica Melo.
 
Ela conta que de dependendo do caso o tratamento poderá ser feito com medicamento, para os casos mais simples, ou até mesmo com uma intervenção cirúrgica, para extração de um dente por exemplo. " Tudo será discutido e a solução será tomada em conjunto por toda a equipe, levando em consideração o que é melhor para o paciente naquele momento" .
 
Com relação aos recém-nascidos os odontólogos irão trabalhar na identificação de problemas bucais que atrapalham a amamentação e que podem trazer problemas futuros para a criança. " Algumas crianças têm problemas como a língua presa, que atrapalham a amamentação e o bom desenvolvimento, mas que são de fácil solução. Estes problemas poderão ser resolvidos imediatamente após o diagnóstico" , explica Mônica Melo.

Método Canguru
Com os recém-nascidos que estão em tratamento no método Canguru os dentistas farão a avaliação e também orientarão as mães sobre os cuidados que as mesmas devem ter com a boca dos bebês. " Eles irão orientar as mães sobre a higienização da boca dos filhos, para prevenir o aparecimento de doenças no futuro" , informa a gerente.
 
O método Canguru é utilizado em bebês prematuros que precisam ficar internados sob cuidados médicos, mas que não necessitam ficar nas incubadoras. Eles são acomodados em faixas de tecidos e ficam colados ao corpo da mãe. Esses bebês são amamentados diretamente pelas mães e precisam desse cuidado com a higiene bucal, como todos os bebês, para que possam ter a saúde dos dentes garantida.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário