Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Meditação alivia a solidão

Pesquisadores da Carnegie Mellon University, nos EUA, descobriram que técnicas da meditação, além de deixar a mente alerta, ajudam a diminuir os sentimentos de isolamento e a combater a solidão, que pode aumentar as chances de doenças cardíacas e Alzheimer, entre outras.
 
Isso porque a técnica milenar mantem a consciência no momento presente, colaborando com diminuição de inflamações e com o aumento da imunidade.
 
Participaram do estudo 40 adultos saudáveis, entre 55 e 85 anos, que manifestaram interesse em aprender as técnicas desse tipo de meditação.
 
Os participantes tiveram suas amostras de sangue coletadas e foram consultados no início e no fim do estudo para preencher uma escala de solidão.
 
Durante a pesquisa o grupo foi submetido há duas horas de aulas semanais de consciência corporal e respiração e aprenderam a aplicar as técnicas em seu dia a dia.
 
Ao final do experimento foi constatado que as técnicas de meditação ajudaram a diminuir a solidão das pessoas que participaram da pesquisa.
 
E os exames de sangue revelaram uma redução nos genes causadores de inflamações, o que indica que o sistema imunológico pode ser influenciado por intervenções psicológicas.
 
Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário