Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 4 de março de 2013

Proteína geneticamente modificada impede progressão do vitiligo

Nenhum dos tratamentos existentes previne a progressão do vitiligo
HSP70i representa primeiro tratamento eficaz para a doença da pele, que provoca manchas brancas no rosto, mãos e outras partes
 
Equipe de pesquisadores da Loyola University, nos EUA, desenvolveu uma proteína geneticamente modificada que reverte uma desordem da pele conhecida como vitiligo.
 
Testada em ratos, a abordagem mostrou efeitos semelhantes sobre a resposta imune em amostras de tecidos da pele humana.
 
A proteína modificada é o primeiro tratamento eficaz para o vitiligo, que provoca manchas brancas no rosto, mãos e outras partes do corpo. A equipe apresentou um pedido de patente para a proteína, e está buscando a aprovação para um ensaio clínico em humanos.
 
Cerca de 1 milhão de americanos têm vitiligo, e a condição afeta 1 em cada 200 pessoas no mundo. Vitiligo, que é mais perceptível em pessoas de cor, mas também pode ser angustiante para os brancos, é uma doença autoimune, em que o sistema imune fica desgastado e mata células de pigmento, que dão cor à pele.
 
Estudos anteriores mostraram que uma proteína chamada HSP70i desempenha um papel vital na resposta autoimune que causa a vitiligo.
 
HSP70i consiste de 641 blocos chamados aminoácidos. A pesquisadora I. Caroline Le Pool e seus colegas geneticamente modificaram um destes aminoácidos para criar um HSP70i mutante. Este mutante substitui a proteína HSP70i normal, invertendo assim a resposta autoimune do vitiligo.
 
Os pesquisadores forneceram HSP70i mutante a camundongos que desenvolveram vitiligo, e os resultados foram surpreendentes. A pele dos animais, afetada pelo vitiligo, tinha a coloração de uma barba grisalha. Mas, quando os ratinhos foram vacinados com HSP70i mutante, a pele se tornou negra novamente.
 
"Os ratos parecem normais", observa Le Poole. Alguns dos efeitos observados em ratos também foram notados em amostras de pele humana.
 
Não há nenhum tratamento eficaz a longo prazo para o vitiligo. Cremes esteroides, por vezes, devolvem um pouco de cor à pele afetada. Porém, este tratamento também dilui a pele, e pode causar manchas. Nenhum dos tratamentos existentes previne a progressão do vitiligo.
 
Le Poole e seus colegas afirmam que HSP70i mutante pode oferecer oportunidades potencial de tratamento para pacientes com vitiligo.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário