Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 4 de março de 2013

Hospitais de PE não são totalmente acessíveis em casos de emergência

Falta de médicos especialistas e de leitos de UTI são alguns fatores que caracterizam o quadro identificado pelo estudo.
Falta de médicos especialistas e de leitos de UTI são alguns
fatores que caracterizam o quadro identificado pelo estudo
Falta de médicos especialistas e de leitos de UTI nas unidades são alguns fatores que caracterizam esse quadro
 
Implantados com a proposta de dar assistência aos casos de urgência e emergência, os hospitais de referência regionais de Pernambuco não são totalmente acessíveis para atendimentos desse tipo. A falta de médicos especialistas e de leitos de UTI nas unidades e a incompleta implantação desses serviços são alguns fatores que caracterizam esse quadro.
 
Os dados constam em um estudo em saúde pública da Fiocruz Pernambuco desenvolvido pela pesquisadora Luciana Dubeux. Para a realização da pesquisa foram entrevistados 108 profissionais de saúde, entre diretores de hospitais, médicos e enfermeiros, e 853 usuários.
 
O levantamento constatou que a oferta de serviços nessas unidades está em desacordo com o preconizado pelo Plano Diretor de Regionalização (PDR) adotado pelo estado. A maioria dos casos assistidos são de menor complexidade, como pequenos ferimentos e cirurgia de retirada do apêndice.
 
A atenção as gestantes se limita aos casos sem complicações, na maioria dos hospitais, e a realização de parto de gestante de alto risco é condicionada a presença de um anestesista de plantão. As cirurgias eletivas são reduzidas as de pequeno porte e a oferta regular desses procedimentos é comprome pela falta de cirurgião pediátrico, neurocirurgiões e a limitação de salas cirúrgicas e de leitos.

No quesito recursos humanos todos os gestores entrevis disseram que os hospitais possuem clínico geral, pediatra, anestesista e ginecologista/obstetra, com exceção da unidade de Caruaru, que não atende gestantes. Apesar dessa afirmativa, foi observado que os clínicos desempenham funções de outros especialistas e a necessidade de contratação de anestesistas via cooperativa. Também se verificou a conção insuficiente de neurologistas, cardiologistas, cirurgiões gerais, cirurgiões pediátricos e neurocirurgiões.
 
" Os entrevistados apontaram a necessidade de treinamentos, reciclagem profissional e implantação de política de incentivo financeiro para os profissionais permanecerem trabalhando nas cidades interioranas" , afirmou Luciana. A disponibilidade de laboratório de análise clínica, de exames radiográficos e de leitos foram outros itens avaliados em reção à oferta de serviços especializados.
 
O estudo também avaliou o grau de implantação de dez serviços de urgência e emergência que compõem a rede de referência microrregional e macrorregional, tendo como critérios as estruturas física, organizacional e recursos materiais e às atividades de rotina e de referência/contra referência.
 
Com base nesses parâmetros, nenhum dos hospitais avaliados atingiu o grau de implantação satisfatório e seis foram tidos como deficiente. Quatro deles, localizados em macrorregionais, foram avaliados como aceitáveis. Comparando-se os graus de implantações de acordo com as dimensões, verificou-se que os hospitais das macrorregionais saíram-se melhores nas questões relativas ao processo e os microrregionais em relação às questões de estrutura.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário