Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Mulheres com anorexia superestimam próprio peso, mas não o de outras pessoas

Olhar no espelho e ver nele o reflexo de alguém muito mais gordo do que se é de verdade é um dos aspectos mais relatados por pessoas com anorexia. Mas um novo estudo realizado por pesquisadores do Hospital Universitário de Lille, na França, mostra que esta dificuldade está relacionada apenas com a percepção do próprio corpo e não com o de outras pessoas.

O estudo envolveu 25 pacientes com anorexia nervosa (AN) e 25 pessoas saudáveis. Eles usaram o espaço da abertura de uma porta como medida e pediram aos participantes que julgassem se eles mesmos e as outras pessoas conseguiriam passar pela abertura.

Os resultados, publicados no periódico PLoS ONE, mostraram que os pacientes com anorexia eram muito melhores em julgar se outra pessoa passaria pela porta do que se seus próprios corpos conseguiriam passar pelo espaço – mesmo que fosse grande o suficiente.

Para os autores, esta superestimação do peso corpóreo parece estar relacionada não só com a imagem que o paciente faz de si, mas também com uma representação anormal do corpo. O autor do estudo, Dewi Guardia, explica que isso seria parecido com o que acontece com pessoas amputadas que sentem dor no membro “fantasma”, só que neste caso, as pessoas têm a percepção do tamanho corporal anterior ao transtorno alimentar. “A superestimação do esquema corporal pode estar relacionada a uma representação incorreta, porque o sistema nervoso central não ‘atualizou’ o novo corpo magro.”

Ele observa que a anorexia nervosa afeta principalmente as mulheres jovens, com idade entre 15 e 19 anos, um período marcado por muitas alterações neurológicas, morfológicas e psicológicas. “As variações de peso induzidas pelo transtorno alimentar podem afetar estas alterações”, diz.

Guardia finaliza lembrando que os resultados são provisórios e que precisam ser confirmados em um novo estudo, com uma amostra maior.

Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário