Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Pesquisa aponta água contaminada por bactérias prejudiciais à saúde humana em MG

Estudo da UFJF mostra a presença de Salmonella e Escherichia coli em água de córrego localizado na Zona Oeste de Juiz de Fora

Pesquisa conduzida na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), na Zona da Mata mineira, aponta que grande proporção da água doce encontra-se prejudicada em decorrência da crescente contaminação. A partir da análise de regiões do Córrego São Pedro, localizado na Zona Oeste de Juiz de Fora, a pesquisadora Julliane Dutra, do Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas, verificou que há presença, inclusive, de bactérias prejudiciais à saúde humana na área analisada.

Foram encontradas enterobactérias (que vivem no intestino humano) como Salmonella sp. e Escherichia coli, além de genes de resistência, o que significa a maior dificuldade de tratamento das doenças causadas por esses micro-organismos.

Iniciado em 2009, com financiamento da Fapemig, o projeto teve como objetivo inicial conhecer a comunidade microbiana das águas do Córrego São Pedro. Do trabalho, onde avaliaram grupos bacterianos e parâmetros físico-químicos do local, concluiu-se que o trecho do córrego poderia ser dividido em duas regiões, uma urbanizada e outra não, e que apenas um ponto de cada região seria suficiente para fazer as comparações.

" Usamos técnicas de biologia molecular para avaliar a presença e quantificar alguns grupos de micro-organismos envolvidos no ciclo do nitrogênio e micro-organismos patogênicos" , explica Julliane.

Com os resultados da pesquisa, ficou " claramente visível" a diferença entre as duas regiões e a maior incidência de ambos os microrganismos na região urbanizada.

Os resultados estão em fase final de análise e Julliane já apresentou parte deles em um Congresso Internacional de Microbiologia, realizado em junho, em San Francisco, na Califórnia. Para a aluna, os dados " são preocupantes, pois mostram o impacto da urbanização nas águas do córrego" .

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário