Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Sobrepeso aumenta risco de recorrência do câncer de mama

483049 Pessoas acima do peso não apresentam maior risco de morte afirma pesquisa 1 Pessoas acima do peso não apresentam maior risco de morte, afirma pesquisaRisco de morte pela doença também é maior entre mulheres acima do peso

No decorrer dos anos, uma em cada dez mulheres vai desenvolver um câncer de mama. Se diagnosticada em fase inicial, entretanto, a doença oferece grande chance de cura. Ainda assim, cuidados com a saúde devem ser redobrados mesmo após o tratamento, especialmente para evitar o ganho de peso. Isso porque, de acordo com um estudo publicado no periódico Cancer, estar acima do peso aumenta o risco de recorrência do problema.

Uma equipe liderada por um especialista da Montefiore Einstein Center for Cancer Care, nos Estados Unidos, colheu dados de quase cinco mil mulheres que haviam sido submetidas ao tratamento de câncer de mama nos estágios I, II e III. Cerca de 30% delas tinham obesidade e outros 30% estavam com sobrepeso. Nos oito anos seguintes, uma em quatro participantes da pesquisa tiveram recorrência do problema e 891 morreram, sendo 695 dos casos pelo câncer de mama.

A comparação dos resultados mostrou que, em relação às mulheres com peso normal, mulheres com obesidade tinham um risco 40% maior de serem diagnosticadas com um novo câncer de mama e 69% maior de ir a óbito pelo problema ou outras complicações. Mesmo entre as mulheres com sobrepeso houve um risco maior de recorrência e morte. A ligação foi especialmente forte para mulheres com um tipo de câncer receptor de estrogênio positivo, que responde por dois terços dos casos de câncer de mama.

Os pesquisadores querem, agora, esclarecer a relação entre o excesso de peso e os hormônios. Eles desconfiam que a gordura possa estimular a produção de estrógeno no corpo, o que levaria ao crescimento do câncer. Além disso, os níveis de insulina em pessoas acima do peso também são maiores porque eles desenvolvem resistência a esse hormônio e a insulina pode favorecer o desenvolvimento de células cancerosas.

Previna-se do câncer de mama
Além de fazer a mamografia regularmente e cultivar hábitos de vida saudáveis, você ainda pode se prevenir do câncer de mama adotando uma dieta especial.
 
Confira alimentos que não podem faltar no cardápio feminino:

1. Frutas vermelhas
Frutas como a framboesa e amora contêm fitonutrientes anticancerígenos chamados antocianinas. Eles retardam o crescimento de células pré-malignas e evitam a formação de novos vasos sanguíneos que podem alimentar um tumor.

2. Cenoura
A cenoura também é um alimento importante na prevenção do câncer de mama. Um estudo feito pela Harvard School of Public Health, nos Estados Unidos, mostrou que consumir duas porções do vegetal diariamente reduz em 17% o risco de desenvolver a doença.

3. Uva
Flavonoides presentes na uva podem retardar o crescimento de células malignas no organismo. O ideal é consumir a fruta e não derivados como o vinho já que o álcool pode favorecer o desenvolvimento de outras doenças.

4. Romã
Romãs inibem a enzima aromatase, responsável pela produção de estrogênio, que favorece o desenvolvimento do câncer de mama. A descoberta foi publicada na revista Cancer Prevention Research.

Fonte Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário