Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Unimed Franca aposta em benefícios indiretos e capacitação para reter talentos

Reconhecida por ser um “Centro de Treinamento e Capacitação”, de acordo com as palavras do próprio diretor presidente da Unimed Franca, Otto Cezar Barbosa Júnior, a operadora passou os últimos anos perdendo mão de obra treinada para o mercado, reinvestindo em treinamentos e observou minguar o comprometimento dos cooperados. “Observamos um aumento dos custos administrativos com rescisões, horas extras e consultorias e percebemos que precisávamos inverter essa situação”, conta o presidente.
 
Diante deste cenário, a Unimed Franca, que conta com 324 médicos cooperados e 740 colaboradores, queria deixar de ser uma escola para os colaboradores e passar a ser uma escolha. Para isso, mais do que eficiência em gestão, foi necessário investir ainda mais nos colaboradores e cooperados.
 
A cooperativa é uma das maiores empregadoras do município em que atua, alcançando em 2011 um faturamento de R$ 110 milhões, portanto havia um assédio aos colaboradores pelas empresas da região, assim como muitas pessoas estavam interessadas em fazer parte de sua equipe.
 
Porém, antes da implantação do projeto de gestão de pessoas, havia muita inconsistência em relação às políticas de recursos humanos. “Eu, como presidente, recebo em média três currículos por dia, mas nenhum diretor pode interferir no processo de contratação. As contratações e recrutamento são baseados em avaliações técnicas e processos claros, a fim de reduzir as pressões políticas”, conta Barbosa Júnior.
 
De acordo com o executivo, as novas políticas de gestão de pessoas visaram valorizar os colaboradores de forma tangível e intangível. “Os profissionais da saúde têm de receber algo além do salário. São pessoas que lidam com a vida. Eles precisam ser valorizados. Sentimos que não são só os benefícios diretos que valorizam o colaborador, mas também os benefícios indiretos que a cooperativa pode oferecer”, reforça.
 
Atualmente, a Unimed Franca tem um pacote de benefícios, como um plano corporativo de telefonia fixa e móvel, programas de incentivo relacionados ao combate ao absenteísmo, academia de ginástica, cinema com filhos de funcionários no anfiteatro uma vez ao mês e creche, entre outros. “Queremos que os colaboradores se orgulhem de ser Unimed”, sinaliza o presidente.
 
Além disso, em julho de 2011, a operadora deu início ao desenvolvimento de um plano de cargos e salários. Com um investimento de cerca de R$ 400 mil no ano, a organização conseguiu padronizar as funções e faixas salariais, elaborou um estudo para dimensionamento dos setores junto à área de recursos humanos e os gestores, fez a adequação de faixas salariais e da população atual aos cargos e salários existentes, criou uma política de carreira baseada na formação acadêmica, competências e tempo de serviço, ampliou o programa de subsídio para graduação e pós-graduação, como forma de capacitação, valorizou os benefícios indiretos (sem custo de encargos) oferecidos aos colaboradores, como o plano corporativo de telefonia fixa e móvel e implementou o programa anual de recrutamento de jovens talentos (Trainee).No primeiro ano do projeto, houve uma diminuição da evasão de talentos estimada em 80% e foram identificados ganhos de produtividade. “A região é rica em mão de obra qualificada para a indústria de calçado. Nossa intenção é formar uma usina de talentos na área de serviços. Formar, treinar constantemente e manter esses talentos é nosso desafio diário”, constata o executivo.
 
O Sistema Unimed já tem a característica de distribuir o lucro entre os cooperados, mas na Unimed Franca houve a criação de um sistema que relaciona o investimento em pessoas ao desempenho do faturamento da empresa. “O departamento comercial é comissionado, desde a secretária até o vendedor, para comprometer os funcionários com o resultado da empresa, democratizando e envolvendo as pessoas dentro do processo”, exemplifica o presidente.
 
De acordo com o executivo, a gestão da Unimed Franca está voltada para o cooperado e colaboradores. “Hoje, 30% do que gastamos pagando médico por produção, gastamos também em benefícios indiretos, planos de saúde e subsídio em seguro de vida”, conta.
 
A saúde dos colaboradores
A Unimed Franca ainda possui um modelo que obriga o médico a gozar de férias durante 30 dias consecutivos de forma remunerada. “Temos um programa de férias remuneradas, no qual fazemos uma média de produção do médico durante o ano e pagamos para que ele fique em casa. Acreditamos que isso faz bem para a saúde dele”, pontua Barbosa Junior.
 
Além dessa preocupação, o executivo conta que existe uma academia, educador físico, nutricionista, check-ups anuais par os médicos, seguro de vida, afastamento remunerado por doença e uma série de benefícios que visam cuidar da saúde dos colaboradores e, principalmente, do profissional de saúde. “Isso faz com que cooperados fiquem fidelizados na empresa”, avalia.
 
Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário