Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Pacientes com leucemia ficam sem medicamento fornecido pelo governo

 
Secretaria Estadual da Saúde informa que situação será normalizada nas próximas semanas
 
SÃO PAULO - Na semana passada, dez pacientes com leucemia mieloide crônica contataram a Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale) a respeito da falta do medicamento imatinibe (cujo nome comercial é Glivec). A droga de alto custo é adotada no Brasil com o tratamento de primeira linha para a doença e é fornecida gratuitamente pelo Ministério da Saúde.
 
Uma das pacientes afetadas foi Brasilina Rodrigues Girondi, de 71 anos. Ela foi diagnosticada com leucemia mieloide crônica em agosto. A recomendação de seu médico foi que ela começasse a tomar o imatinibe em até um mês. Neste prazo, recebeu um telegrama orientando que ela aguardasse um novo telegrama que informaria o local e a data de retirada do medicamento. Até hoje, não houve resposta.
 
Ela conta que chegou a receber uma doação de um médico de outro município com doses suficientes da droga para um mês. Mas, depois disso, voltou a ficar sem a medicação.
 
A Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo afirma que os casos específicos relatados pela Abrale são de pacientes que não são contemplados pelo protocolo federal para recebimento gratuito da droga e que recebem o medicamento diretamente da secretaria por meio de um canal de solicitações administrativas.
 
No penúltimo pregão para compra da droga pela pasta estadual, não houve nenhuma empresa interessada em vender o medicamento, por isso houve o desabastecimento. "Novo pregão foi realizado, desta vez com sucesso, e a previsão é de que a situação esteja normalizada nas próximas semanas", afirmou a Secretaria, em nota.
 
Segundo o médico Carmino Antonio de Souza, presidente da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), a interrupção do tratamento com imatinibe para pacientes com leucemia mieloide crônica, teoricamente, é prejudicial.
 
"Hoje está demonstrado cientificamente, inclusive temos um trabalho mostrando isso, que a aderência ao tratamento é o ponto crítico na resposta. Aqueles que têm acima de 96% de aderência, tem uma evolução muito melhor do que os de baixa aderência, com menos de 80%."
 
O hematologista acrescenta que tudo depende do momento da doença do paciente e o grau de resposta que ele já obteve anteriormente. "Se ele tiver uma resposta profunda ao medicamento, a parada por um período curto não causa prejuízo. Se não for tão profunda, o paciente pode recair e mudar de fase da doença", diz.
 
Produção nacional
Em dezembro, o Ministério da Saúde anunciou que o País passou a produzir o imatinibe. Os responsáveis são o Instituto de Tecnologia em Fármacos/Famanguinhos, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Instituto Vital Brazil, em parceria com empresas privadas.
 
O Ministério afirmou que, em dezembro, já repassou para as secretarias estaduais de saúde a quantidade de medicamento suficiente para o primeiro trimestre de 2013.

Fonte Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário