Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Psiquiatras e pediatras elaboram cartilha para antecipar diagnóstico de transtornos de comportamento na infância

Foto: Reprodução - Folder do congresso em dezembro: união de
 psiquiatras e pediatras em prol do diagnóstico precoce
Parceria pretende aumentar número de profissionais capacitados a identificar autismo e TDAH nos primeiros anos de vida da criança
 
RIO - Psiquiatras e pediatras estão começando a elaborar uma cartilha para médicos, com o objetivo de tornar cada vez mais precoce o diagnóstico de transtornos de comportamento como autismo e déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) na infância. O pontapé inicial foi dado em janeiro, com a assinatura de parceria entre as associações das duas especialidades. No mês que vem, o II Congresso e IX Simpósio Brasileiro de Psiquiatria da Infância e Adolescência, que acontece dias 5 e 6 de dezembro no Colégio Brasileiro de Cirurgiões (Rua Visconde de Silva, 52, Botafogo), pretende estreitar ainda mais esses laços.

TDAH: A doença pode ter diferentes visões e abordagens no mundo

 
— Temos 15 mil pediatras no Brasil e 300 psiquiatras da infância e adolescência. Se conseguirmos capacitar 10% dos pediatras, já teremos muito mais profissionais em comparação com o que temos hoje — calcula o psiquiatra Fábio Barbirato, coordenador do departamento de Psiquiatria Infantil da Santa Casa de Misericórdia.

Distúrbios do sono em crianças

 
O presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria, Antônio Geraldo, acredita que a detecção precoce, além de ajudar a acabar com o preconceito em relação aos doentes, ajudará os pediatras no dia a dia.

Conheça as principais características da TDAH em jovens

 
— Este é um sonho dos pediatras, que convivem com isso diariamente sem saber o que fazer — acredita. — Esta é uma forma de trabalhar com prevenção de saúde, já que será possível saber o que sinais como não dormir direito podem significar numa criança — exemplifica.

TDAH em adultos pode comprometer produtividade e levar a outros transtornos mentais

 
Com o objetivo de formar pediatras em psiquiatria da infância, ou fazer com que esses profissionais conheçam alguns marcadores que sinalizem os transtornos de comportamento, o congresso deve se tornar anual para atrair cada vez mais médicos. Este ano o evento tem uma grande novidade: um auditório exclusivo para pais e educadores tirarem suas dúvidas com os maiores profissionais do país durante os workshops que acontecerão na sexta-feira, dia 5 de dezembro. Serão várias palestras ao longo desse dia sobre diversos temas relacionados a TDAH e autismo, com abertura para perguntas.

Nos Estados Unidos, 11% dos estudantes têm transtorno de deficit de atenção

 
Inscrições pelo email simposiocomportamento@gmail.com ou pelos telefones (21) 2524-8872 e (21) 2533-0118 das 13h às 18h.
 
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário