Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Saiba como cuidar da pele depois dos 50

Saiba como cuidar da pele depois dos 50 Alan Pedro/Agencia RBS
Alan Pedro/Agencia RBS
Exposição às radiações aumentam em 90% o envelhecimento cutâneo
 
Com a idade, a produção de estrógenos faz com a pele fique mais seca e mais delicada. É o que aponta o dermatologista Mauro Cunha Ramos. Depois dos 50, as causas de câncer de pele aumentam em função da exposição à radiação solar. Segundo o médico, há tratamento para todas as pessoas em qualquer idade, mas quanto mais tardio é a busca por cuidados, mais delicado é o tratamento.
 
– Nessa idade é mais comum ter alergias na pele também, por isso é preciso cuidar desde cedo o tipo de sabão e sabonete que serão usados. Quanto mais detergente esses produtos possuírem, maior é o risco de a pele reagir.
 
 
O médico aponta alguns cuidados com a pele para quem já passou dos 50:
 
1. Adeus, sol!
– As pessoas precisam compreender que tomar sol traz um prejuízo muito grande. O sol faz com a que a pele envelheça 90% mais rápido, sem falar aumento das chances de câncer de pele.
 
2. De duas em duas horas?
Ramos recomenda que houver exposição ao sol, que o filtro solar seja aplicado a cada duas horas. Quem não se expõe, fica mais em ambientes fechados, deve usar, pelo menos, duas vezes ao dia o protetor. Nunca usar fator menor do que 15.
 
3. Cremoso ou unguento?
Soluções unguentas são gordurosas. O dermatologista recomenda, principalmente para quem já tem mais de 50 anos, que os protetores sejam cremosos, com uma emulsão de óleo em água.
 
– Protetores cremosos com componentes de hidratação melhoram a aparência da pele com muita rapidez.
 
4. Colágeno é bom?
O colágeno é uma proteína que dá firmeza à pele, às cartilagens e para algumas estruturas do corpo que não precisam da sustentação dos ossos, como a ponta do nariz. Para Ramos, a ingestão direta de colágeno na dieta não tem o efeito esperado, de dar mais firmeza à pele depois que ela já sofreu danos causados pelo sol.
 
5. Comer faz bem pra pele
Água e vegetais crus são fundamentais para cuidar da pele em qualquer idade, mas devem ser prioridade depois dos 50.
 
– A fórmula é simples e os efeitos são rápidos: Filtro solar, roupas leves, boa alimentação, evitar o sol e hidratação são iguais a uma pele mais saudável e jovem.
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário