Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 10 de julho de 2014

Sono interrompido pode ser tão prejudicial quanto uma noite sem dormir

Sono interrompido pode ser tão prejudicial quanto uma noite sem dormir Divulgação/Stock Photo
Foto: Divulgação / Stock Photo
Experimento da Universidade de Tel Aviv mostrou modificações no humor, na atenção e na capacidade cognitiva 

Especialistas afirmaram que o sono interrompido pode ser tão prejudicial fisicamente quanto não dormir. Segundo o estudo, o problema pode comprometer as habilidades cognitivas, diminuir a atenção e trazer mau humor.

— O sono de muitos pais é muitas vezes interrompido por fontes externas, como um bebê chorando e exigindo cuidados durante a noite. Os plantonistas, que podem receber vários telefonemas por noite, também experimentam a mesma situação. Essas interrupções podem ser relativamente curtas (apenas cinco a dez minutos) mas perturbam o ritmo natural do sono — explica o professor Sadeh, que liderou o estudo realizado na Faculdade de Ciências Psicológicas da Universidade de Tel Aviv.

A equipe descobriu que o sono interrompido é equivalente a não mais de quatro horas consecutivas de sono.

— Nosso estudo mostra o impacto de apenas uma noite interrompida. Mas sabemos que esses efeitos se acumulam e, portanto, o preço funcional que os novos pais, que despertam de três a dez vezes por noite durante meses a fio, pagam por distúrbios comuns decorrentes do sono infantil é enorme — diz Sadeh.

Além dos efeitos físicos, os pais muitas vezes desenvolvem sentimentos de raiva em direção a seus filhos e depois se sentem culpados por esses sentimentos negativos.

O estudo foi realizado em estudantes voluntários da Escola de Ciências Psicológicas da TAU. Seus padrões de sono foram monitorados em casa usando dispositivos de relógio de pulso, que detectavam quando eles estavam dormindo e quando estavam acordados.

Os alunos dormiram uma noite normal de oito horas. No outro dia, experimentaram uma noite em que foram despertados quatro vezes por telefonemas e foram solicitados a realizar uma tarefa de raciocínio pouco antes de voltarem a dormir depois de 10-15 minutos de vigília. Eles foram convidados, a cada manhã seguinte, a concluir determinadas tarefas para avaliar o estado de alerta e atenção, bem como preencher questionários para determinar o seu estado de espírito e humor.

O teste mostrou uma ligação direta entre atenção comprometida, humor negativo e sono interrompido — depois de apenas uma noite de interrupções frequentes. O estudo foi publicado na revista Sleep Medicine.

Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário