Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 8 de novembro de 2011

Exame Cateterismo Cardíaco

O que é
O cateterismo não é propriamente um exame e sim um procedimento que facilita a realização de exames cardíacos (como a cineangiocoronariografia e a ventriculografia). Trata-se de um procedimento invasivo que consiste em introduzir um tubo maleável – o cateter – até o coração, através de uma artéria (em geral da região da virilha). Uma vez posicionado no local desejado, o cateter permite a administração de injeções de contraste para identificar a existência de placas de gordura nas artérias ou qualquer outra anormalidade na região.

Para que serve
Permite averiguar se as artérias coronárias estão ou não obstruídas, parcial ou totalmente (cineangiocoronariografia). É utilizado também para avaliação da pressão e do conteúdo do oxigênio do sangue no átrio e nos ventrículos do coração (ventriculografia). Serve também para avaliação de doença valvular e congênita do coração.

Como é feito
Com o paciente anestesiado (anestesia local ou geral de curta duração, a critério médico) e deitado em uma maca o médico introduz o cateter por alguma artéria periférica do corpo, conduz o tubo até o local desejado, injeta o contraste e realiza uma série de exames de raio X com o paciente em diferentes posições.

Preparo
É necessário jejum prévio de pelo menos seis horas e o paciente deve vir acompanhado.

Valores de referência
O resultado se dá por meio de laudo com a interpretação do médico, baseada nas imagens obtidas durante o cateterismo.

Fonte IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário