Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Gaúchos estão mais estressados e pesando mais

Pesquisa da Sociedade de Cardiologia RS revela dados da saúde do coração de quem mora no Estado
 
O gaúcho está mais estressado, cansado ou com alguma sobrecarga emocional. É o que aponta uma pesquisa realizada pela Sociedade de Cardiologia do Rio Grande do Sul (Socergs), apresentada nesta quinta-feira em Porto Alegre.

Das 1,5 mil pessoas entrevistas no estudo, 41,3% afirmaram que se sentem desta forma algumas vezes ao mês. Em 2010, este índice era de 30,6%, indicando que os últimos três anos abalaram a saúde de quem mora no Estado. As mulheres são as mais afetadas: 36,3% sentem-se cansadas muitas vezes ao mês, contra 22,6% dos homens.
 
Além de mais estressados, também estamos mais gordos. O peso dos gaúchos saltou de uma média de 72,9 kg em 2010 para 75,1 kg neste ano. Nosso Índice de Massa Corporal (IMC) também subiu: de 25,4 em 2010 para 26,6 em 2013.
 
O índice de fumantes teve uma pequena queda no período, passando de 22,9% para 21,3%. Os homens (23,7%) fumam mais que as mulheres (19%).
 
Apesar de os números mostrarem um quadro preocupante, a pesquisa evidencia que os gaúchos estão mais atentos à sua saúde: 96% já mediram a sua pressão, 83,3% já mediu o colesterol e 84,4% mediu a glicose. A regularidade da realização desses exames também está maior.

De acordo com o presidente da Socergs, Justo Leivas, isso demonstra que as pessoas estão mais curiosas em saber como está o seu organismo.
 
— O ponto mais importante é a tendência de que as pessoas se apropriem mais da sua doença. A informação nunca foi tão acessível como atualmente, mas temos muito trabalho pela frente. Os números são preocupantes.
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário